terça-feira, 9 de setembro de 2008

Que cidade queremos?

Para quem vai este espaço? Para a população? Ou para alguns?


Voce acha que o povo, a população comum, vai passaer por aqui?

Está em discussão na blogsfera e na Câmara Municipal de Porto Alegre, um projeto para mudança da lei que rege as construções na orla do Lago Guaíba. Tudo isso para legitimar a implantação de um projeto arquitetônico na área do antigo Estaleiro Só.

Primeiro eu penso que deve haver uma ampla discussão sobre qual cidade querem seus munícipes. Se uma cidade solidária, onde há a integração do espaço com a população. Ou uma cidade sectária, onde o espaço urbano é fragmentado e privatizado, principalmete pelo ditos condomínios fechados, ou semi-privatizados, como é o caso do projeto nominado de "Ponatal do Estaleiro", com a construção de luxousas torres destinados aos ricos, é óbvio.

Penso que falta uma visão geral da cidade e seus verdadeiros problemas. Se querem revitalizar a cidade, porque não se despolui e renaturaliza o arroio Dilúvio? Trazendo benefícios para TODOS?

Resposta: isso não dá LUCRO.

Então impões que a cidade está de costas para o lago, que o "povo" não freqüenta, que está cheia de "mato", que vai "melhorar" a nossa vida, em fim, essa obra é absolutamente necessária (para que vai lucrar muito com ela).

Assim, criando-se dogmas e sofismas, vai-se aprisionamdo o pensamento e as idéias das pessoas. As mentiras, tratadas como verdades também o fazem.

A cidade não "nasceu de costas para o Lago", é MENTIRA. Quem diz isso é MENTIROSO E A MANDO DE ALGUÉM. Nasci em Porto Alegre em 1956, e os passeios de fim-de-semana com meus pais eram, quase sempre, a BRIRA DO RIO, tomei banho na Praia de Belas Onde hoje construiram essa merda de shopping, ia passear no cais, ver os navios, fui assistir competição de barcos lá na raia do Guaíba (alguém sabe onde fica?). E não era somente nós que íamos, sempre muita gente, famílias.

Quem afastou a população do Lago FORAM OS "GOVERNANTES". Sempre pensando no futuro (O DELE$$$).

A orla deve ser cuidada é claro, limpa, com equipamentos públicos mas, sobre tudo, deve-se deixar a NATUREZA SEGUIR SEU CURSO. Existe legislação que regula, municipal, estadual e federal (querm mudr a lei para fazer valer a sua "mentira").

ALGUÉM SABE O QUE CLÍMAX DA VEGETAÇÃO?

Todos sabem que a nossa orla foi aterrada. E hoje, a vegetação da margem, nesses locais, está quase recuperada e recomposta, os sarandis, as corticeiras, os salsos chorões, já estão lá.

Se existe uma vegetação "feia" (o que não é verdade, pois toda a vegetação tem uma função), cheia de capim, é só dar a chance que ela chega ao seu clímax, com árvores e outros tipos de vegetação.

Mas os burguesinhos, que pensam que o "belo" são prédios luxuosos, carroões, marinas para seus iates, calçadões para o "jogging" vestindo roupinhas caras. Esses é que defendem esse tipo de investimento, que afasta, "naturalmente" o povo dessas áreas, privatizando-a, formando um feudo, fragmentando o espaço urbano.

Deve-se ver o que é melhor para TODOS, e não para uma meia-dúzia de endinheirados.

Nenhum comentário: