quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O futuro da educação: o Brasil não pode parar


Sempre quando chegam as eleições, as promessas puluam fáceis. Saúde, segurança e educação, são sempre as primeiras. Mas, na maioria das vezes, não passam de promessas.

Sabemos que, a educação, por exemplo, é a base para se forjar uma nação. Pois toda a sociedade está fundada no conhecimento que seum integrantes possuem.

O Brasil precisa de profissionais qualificados para buscar uma sociedade mais justa e igualitária, portanto, investir em educação, é iniciar este processo.

O Presidente Lula afirmou hoje que o número de vagas das universidades federais será em 2009 duas vezes maior do que em 2003. A expansão foi anunciada pelo Presidente e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto. "Hoje é outro dia glorioso", disse Lula, num discurso improvisado. "Tinha dito ao Fernando Haddad que não ia falar, mas estou chegando a uma idade que quando vejo um microfone eu tenho vontade e, quando vejo dois, a minha vontade aumenta mais ainda."Em 2003, havia 113.983 vagas para graduação nas instituições federais.

No próximo vestibular, estarão disponíveis 227.668. Até o final de 2008 serão oferecidas 183.360 vagas. O aumento, no entanto, não é uniforme. Ocorre principalmente para cursos de formação de professores e em horários noturnos. Para acompanhar a ampliação, foi anunciada a realização de um concurso para contratação de mil docentes e 2,4 mil funções gratificadas para instituições. Foi autorizada ainda a contratação de 10.992 professores e de 8.239 técnicos.

A expansão é fruto da combinação da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e da Universidade Aberta do Brasil. Ao longo dos últimos cinco anos, 12 universidades federais foram implantadas e outros quatro projetos estão em tramitação no Congresso. Haddad afirmou que o programa de ampliação das vagas nas universidades venceu críticas e uma estratégia de "contra-informação", capitaneada por um "movimento elitista e conservador". "Ele foi desmontado pela ousadia, tenacidade e compromisso com o futuro do Brasil."foram criadas mais 44 mil vagas para o ano que vem. É um salto: de 113 mil vagas em 2003 para 227 em 2009. Só nos cursos noturnos a expansão é de 168%.

Hoje, as universidades federais já têm um professor para cada 12 alunos, bem mais do que recomenda a OCDE, Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico, que é de um professor para 18 alunos. egundo o Ministério da Educação só este ano vão ser contratados mais 11 mil professores e oito mil técnicos administrativos.“Eu queria que alguém me dissesse como a gente vai transformar este país num país de alta competência educacional se não contratar professores, técnicos, se não fizer mais universidades. Seria muito mais fácil pensar que o mercado vai resolver esse problema e não gastar dinheiro, mas eu não acredito nisso”, diz Lula.

O ministério da Educação informou que ainda segundo o ministério, até 2011, as universidades federais vão atingir a meta de um professor para cada 18 alunos.

Nenhum comentário: