segunda-feira, 9 de julho de 2007

A Saúde Pública em Porto Alegre foi reprovada?

Essa é para arrasar! O nosso Prefeito virtual, José “gasparzinho” Fogaça, não deve estar entendendo nada. Enquanto ele vai à mídia se vangloriar doa prêmios (?) recebidos pala Prefeitura da capital, no Programa RS de Qualidade Total, a sua administração na área da saúde vai ladeira a baixo.

É claro que, toda a “economia”, alardeada aos quatro ventos, fez somente tirar recursos de áreas sociais imprescindíveis, onde se encontra a combalida Saúde Pública de Porto Alegre.

Segundo o site RSURGENTE, o “Conselho Municipal de Saúde reprovou, na última quinta-feira, por 29 votos a 3, o relatório de Gestão da Saúde, da Prefeitura de Porto Alegre, relativo ao primeiro trimestre de 2007. Já é a segunda vez que isso ocorre. O relatório da Secretaria Municipal de Saúde, relativo ao segundo trimestre de 2006, também foi reprovado. Entre as causas da reprovação estão a falta de políticas para o setor, a precarização das relações de trabalho, com redução do quadro de servidores, diminuição nos procedimentos ambulatoriais, aumento nos casos de sífilis e de cesarianas, cobertura vacinal abaixo da média e aumento dos casos de internação por diabetes (considerado um efeito da falta de acompanhamento na rede básica). Outro problema apontado foi o alto índice de absenteísmo no mutirão de consultas oftalmológicas”.

Essa vocês podem ler no excelente trabalho do Marco Weissheimer, em: http://rsurgente.zip.net/index.html

Nenhum comentário: