quarta-feira, 4 de julho de 2007

Os Cursos Populares e as cotas, temos muito a fazer.

Desde 2000, trabalho no Pré-Vestibular Popular que, assim como outros 13 cursos populares existentes em Porto Alegre, que têm como objetivo, a inserção da população de baixa renda na Universidade Pública. Durante esse tempo, vi as inúmeras dificuldades dessas pessoas. São alunos egressos de escolas públicas, portanto sem um embasamento mais consistente que lhes proporcione condições de disputar uma vaga no Ensino Superior.
Com a adoção do sistema de cotas pela UFRGS, esses alunos têm agora, mais chances de ingresso. Pois terão mais vagas a sua disposição. Posso dizer que, durante esses anos, vi muitos alunos se esforçarem e se superarem, a maioria deles tendo de trabalhar e estudar, e na hora, não conseguirem a vaga por detalhe.
Mas vejo também que a nossa responsabilidade aumenta. E não é por isso que temos de relaxar, que todos vão "passar". Temos de nos esforçar cada vez mais para que eles tenham o melhor desempenho possível, não somente no Vestibular, mas em suas vidas. Temos de ajudar na formação de cidadãos.
O vestibular, como ferramenta de seleção, pois si só, já é excludente. E por isso, muitas Universidades tentam modifica-lo e adapta-lo, para que mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior. Mas quando, as abismais diferenças entre escola púbica e privada, somado a cursinhos que "treinam" os alunos para "passar", essa exclusão aumenta.
É imprescindível que seja feita uma total reformulação do sistema de ensino brasileiro, onde mais e mais pessoas tenham a possibilidade de realizar seus objetivos e, consequentemente, forjar um Brasil melhor.
Para saber mais do Pré-Vestibular Popular acesse:

Nenhum comentário: