terça-feira, 17 de julho de 2012

Síria vive guerra civil: Onde estão os "sheriffes"?

Bombardeios desde domingo são registrados na região de Damasco, na Síria, no conflito entre o exército e insurgentes:imagem 1

Bombardeios desde domingo são registrados na região de Damasco, na Síria, no conflito entre o exército e insurgentes. (veja fotos AQUI)

Forças do governo sírio (leia AQUI) com suporte de helicópteros estão lutando com os rebeldes em Damasco nesta terça-feira, 17, um aumento claro na escala dos mais sérios confrontos na capital desde que a revolta começou. O Exército já havia utilizado tanques de guerra e veículos de transporte blindados, mas o uso de poderio aéreo reflete a intensidade e seriedade dos combates.

Os embates são os mais contínuos e generalizados a atingir a capital desde o início da revolta contra Assad, em março do ano passado. Ativistas estimam que a repressão do governo matou mais de 17 mil pessoas. No passado, as lutas aconteceram durante a noite. Agora, os tiroteios ocorrem à luz do dia.

Mas o que me deixa indignado com a situação da Síria é que não há movimentos externos para fazer cessar os conflitos. Quando é do interesse dos poderosos, há uma rápida ação contra os governos opressores.

Mas na Síria, Bashar al-Assad, mesmo sendo "castigado" com as sanções impostas pelos países ocidentais em decorrência da violência contra os civís, ainda é considerado um "queridinho", pois é um estratégico aliado na região, junto a Israel, sendo um obstáculo contra a expansão do islamismo, que insiste em se alojar no poder de diversos países na região.

Enquanto isso... A morte está solta nas ruas do país.  

Nenhum comentário: