quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pesquisa mundial revela a pandemia do sedentarismo.

Faço da corrida, uma atividade física intensa que não necessita de grandes investimentos, um estilo de vida. Não consigo passar mais do que dois dias sem a minha tradicional corridinha de 5 km. Tenho corrido por quase toda a minha vida, algumas paradas, mas corro mais intensamente desde 2006, quando eu estava sedentário e com 90 kg. (hoje tenho 76 kg)

Além dos benefícios à saúde, que são evidentes e, o bem estar que a liberação das endorfinas no cérebro, me dá energia para minhas atividades diárias. Praticamente, a gente fica "viciado" na corrida. 

Pois saiu uma pesquisa mundial (leia AQUI) que demonstra os riscoa à saúde do sedentarismo:

A falta de exercícios é responsável pelo mesmo número de mortes vinculadas ao ato de fumar. É essa a conclusão de um estudo que envolveu 122 países e que será publicado hoje pela revista britânica The Lancet. O sedentarismo, de acordo com a pesquisa, é responsável por uma em cada 10 mortes em todo o mundo, índice comparável ao impacto do tabagismo.

Para o coordenador do estudo global, que envolveu pesquisadores de 16 países, o gaúcho Pedro Hallal, do Centro de Estudos Epidemiológicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), há uma pandemia de inatividade física. O estudo publicado em forma de artigos científicos revela que a inatividade física se tornou um contribuinte de peso para as principais causas de morte no mundo. O grupo de sedentários é formado por 1,5 bilhão de pessoas, o que representa 31,1% dos adultos. Entre 13 e 15 anos, o número é assustador: 80% não atingem a recomendação de uma hora por dia de atividade física.

Nenhum comentário: