terça-feira, 10 de julho de 2012

Hoje na História: 1947 - Navio panamenho zarpa rumo a Palestina com judeus sobreviventes do holocausto


O Oriente Médio está sempre em conflito.

Desde o final da II Guerra Mundial, o conflito entre judeus e palestinos tem se agravado. Guerras, invasões, terrorismo, execuções, fazem parte do cotidiano na região.

Em maio de 1947, a ONU, a pedido do Reino Unido, criou o UNSCOP (United Nations Special Committee on Palestine), para elaborar o plano de partição da área do Mandato Britânico da Palestina. O plano consistia na divisão do lado ocidental do território em dois Estados - um judeu e outro árabe.

Pois no dia 10 de julho de 1947, o velho navio panamenho Exodus, praticamente reduzido a sucata, deixa o porto francês de Sète para levar mais de quatro mil judeus sobreviventes dos campos de extermínio rumo à ruptura do bloqueio britânico na Palestina.

Já em mar aberto, a embarcação, que havia sido fretada pela organização sionista clandestina Haganá, tem o seu nome alterado para Yetzia Europa. Ostentando uma bandeira marcada pela estrela de David, dirigia-se à Palestina, então sob posse britânica. A Haganá adotava abertamente a política da imigração ilegal como forma de resgate humanitário. Na realidade buscava fixar na Palestina populações judaicas.

Londres, sob pressão dos árabes, tentou interditar o território aos imigrantes judeus. Quando o navio se aproximava de Haifa, o comandante recebeu sinal de rádio dos sionistas para não colocar em risco a vida dos passageiros. O capitão recusou-se a retornar. Cercados por três destróieres britânicos, tripulação e passageiros reagiram com seus próprios meios. Dois passageiros e um membro da tripulação foram mortos.


Assim começou o conflito.

Leia a matéria completa AQUI.

Nenhum comentário: