segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lugo foi sumariamente deposto por ato que durou 48 horas: Um golpe de estado?

Fernando Lugo | Foto: BBC
Fernado Lugo alerta sobre a ameaça da volta da ditadura no Paraguai após sua destituição em tempo recorde de 48 horas.

Após a destuição de Lugo em tempo recorde de 48 horas, é bom que se façam algumas cosiderações a respeito do que acontece.

Primeiro, a fragilidade do sistema democrático de Paraguai que, segundo a mídia, pode derrubar um presidente eleito, em um rito sumário, sem qualquer chance de uma defesa fundamentada.

Segundo, os inrterreses subjacentes do congressistas. Lugo foi eleito por uma ampla coalisão para tirar do poder o Partido Colorado, que vinha há muitos anos governado o país. Mas com o passar do tempo, seua apoisadore se "bandearam" para a oposição, sabe-se lá se por não concordar com Lugo, ou por outros interesses.

Foram ao todo 24 tentativas de derrubar Lugo que sempre defendeu os interesses das populaçãos mais pobres e dos movimentos sociais, principalmente os "carperos" (sem terra). É claro que isso gera muitos conflitos, principalmente com a classe dominante e os grandes propíetários de terras. No Paraguai, somente 2% da população é proprietária de 80% das terras (leia AQUI). Entre estes, estão os chamados "brasiguaios", proprietários de terras que se instalaram por lá deste os anos 1960-70, e que possuem grandes latifúndios.

Agora, veremos os desdobramentos que advém da destuição de Lugo. O primeiro foi a suspensão de Paraguai do Mercosul (leia AQUI). Depois a corte de envio de petróleo ao país pela Venzuela. Sem mencionar que o governo imposto agora ao Paraguai, não é reconhecido pela maioria do paises do bloco sul-americano. Fora o fantasma da instalação de mais uma ditadura naquele país

Dizer que a destituição de Lugo foi um ato ocorrido dentro de uma democracia, por ter sido dado pelo Congresso, é forçar de mais, não acham? Ter somente duas horas para formular a sua defesa e, sem antes conhecer formalmente as acusações, cheira mais a uma grande sacanagem. Em fim, resta saber como de darão os próximos passos.

Muitos deduzem que Lugo pode fazer do limão uma limonada, pois ficando de fora do governo, livre de acusações, ele pode organizar agora uma nova oposição, para depois, nas próximas eleições, que ocorrem no ano que vem, dar o troco: Lugo se candidatando a senador, levaria junto de si, outros oposicionistas para o Congrasso e, provavelmente, elegeria o próximo presidente. Pois no seu governo, sempre isolado, não pode colocar em prática as mudanças propostas.

Então, veremos...

Assim, o que fica do acontecido é que, a democracia sul-americana, é muito frágil. Temos ainda muito o que fazer.

Nenhum comentário: