Essa é prá matar... literalmente: RS usa mais agrotóxicos que a média nacional
Podemos aqui ficar discorrendo sobre uma enormidade de problemas causados aos seres humanos e ao meio ambiente e todos os seres vivos, além da contaminação da água e do solo, pelos agrotóxicos. Leia AQUI os problemas se saúde causados pela ação dos agrotóxicos no nosso organismo.
Mas isso de nada adianta, pois o agronegócio, como o nome ja diz, é simplesmente um negócio. E eles (os "ruralistas") vão dizer que isto é puro ranço de "ecochato".
O lucro está acima de qualquer questão de saúde ou de proteção a nossa já tão combalida biodiversidade.
Pois é, dados divulgados pelo Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE, diz que os agricultores gaúchos utilizam em suas suas plantações 4,2 quilos de agrotóxicos por hectare, o que representa 16,66% a mais do que a média nacional, que é de 3,6 quilos para a mesma proporção. Os dados fazem parte dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2012 — um levantamento que abrange as dimensões ambiental, econômica, institucional e social da sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro. (leia AQUI)
O estudo revela também que, em relação aos agrotóxicos, embora o RS tenha o uso acima da média nacional, estados como o Rio de Janeiro (10,9 quilos por hectare), São Paulo (6,9), Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal (4,3) têm consumo ainda mais elevado.
De acordo com o estudo, os agrotóxicos mais intensamente aplicados são os herbicidas (mais de 50% do total), usados no controle de ervas daninhas, seguidos pelos inseticidas, fungicidas e acaricidas. Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxico.
Pode-se concluir com isso que, a produção e consumo dos agrotóxicos, é um ótimo negócio no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário