sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sem terra é morto na fazenda Southall. Brigada diz que foi “mal súbito”. De chumbo, segundo hospital.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra cercados pela Brigada Militar durante a desocupação da Fazenda Southall, em São Gabriel - RS, aguardando serem conduzidos aos ônibous que os leverão... para onde mesmo?

O “novo jeito de governar”, slogan do “desgoverno” de Yeda Crusius (PSDB), faz vítima fatal durante a retirada de integrantes do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, da Fazenda Southall. Estavam acampados na fazenda para pressionar o governo e a justiça, na liberação da área, já desapropriada, para assentamento de agricultores sem terra.

Nem o hospital, aonde Elton Brum da Silva, 44 anos, chegou sem vida, nem a Brigada Militar, fornecem informações sobre as circunstâncias da morte, em decorrência de um tiro no tórax.

Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamenta com pesar o ocorrido e responsabiliza os governos e a Justiça. “Afinal, é de conhecimento público a truculência usada pela Brigada Militar nas ações de despejo. Mesmo assim, os poderes públicos optam por tratar as questões sociais, como a reforma agrária, como caso de polícia”.

Não é de hoje que a “valorosa”, como é chamada a Brigada Militar, a mando do “desgoverno” Yeda (PSDB), atua com violência, não somente contra os sem terra, mas contra TODOS os movimentos sociais. É um descalabro que não se tenha bom senso diante dessas situações. Fazem mais de oito meses que a Fazenda Southall, foi entregue para a reforma agrária e nada aconteceu quer dizer, a demora para proceder aos assentamentos, deu no que deu. Yeda (PSDB), em pronunciamento sobre a morte de Elton, exige apuração rigorosa sobre o ocorrido: “Não é uma notícia boa. A apuração deve ser feita com rigor e de maneira aberta”.

Veremos...

Veja um video sobre a ocupação da Fazenda Southall, em São Gabriel -RS.

Um comentário:

Anônimo disse...

byvbtfg7vpo7rtft7 vbuiugvbgycvfFCC CV CVBGBNUHORRORRHNGBVTFSEUSIDIOTAJHNJGIUYYM