quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pesquisa Data Folha: quem é responsável pelo desmatamento da Amazônia?




Um dos grandes problemas ambientais do Brasil, já muito discutido, mas nunca contido é, certamente, o desmatamento da Floresta Amazônica. Importante ecossistema, rico em biodiversidade, tido como regulador do clima mundial, é destruído dia após dia. A expansão da fronteira agrícola, onde, principalmente, a implantação das culturas de soja e da criação de gado, já fez sumir grandes extensões desta exuberante floresta.

Sem uma política efetiva para o desenvolvimento com baixo impacto (não falo desenvolvimento sustentável, por não acreditar que exista compatibilidade entre desenvolvimento e sustentabilidade), a Amazônia vai seguir sendo destruída.

Mas de quem é a culpa?

No meu entendimento, se existem culpados, somos todos nós, a sociedade. Para saciar a nossa fome de consumo, somos impelidos a buscar na natureza cada vez mais recursos, que serão transformados em produtos e consumidos por nós. Então, peso que existam isto sim, responsáveis.

Em uma recente pesquisa do Data Folha, demonstrou que, “sete em cada dez pessoas acredita que madeireiros e fazendeiros são os maiores responsáveis pelo desmatamento da Amazônia”. Os madeireiros apresentam imagem um pouco pior que os fazendeiros: 72% responsabilizam os madeireiros, e 68% os fazendeiros.

Já o “desempenho do presidente Lula em relação ao ambiente é ótimo ou bom para 47% dos entrevistados. Avaliaram sua atuação como ruim ou péssima outros 13%”.

Assim sendo, sem uma ação efetiva de fiscalização da ocupação da Amazônia, com punição exemplar dos responsáveis pelo desmatamento e uma conscientização para incentivar um consumo mais racional da população, a situação somente tende a se agravar. Segundo dados científicos aqui e aqui, mesmo que haja divergências sobre os números, o desmatamento das florestas tropicais, entre elas a Floresta Amazônica, é responsável por boa parte das emissões de CO2 na atmosfera (estimados entre oito e 20%), gás que é causador do agravamento do Efeito Estufa.

Nenhum comentário: