terça-feira, 18 de agosto de 2009

El Niño pode trazer seca ao nordeste e à Amazônia e inundações ao sul do Brasil

Na imagem acima, na costa do Peru, em vermelho, o aquecimento das águas do Pacífico.



As mudanças climáticas vêm causando prejuízos e diversos problemas à população pelo mundo. O cenário para o futuro é sombrio. Mais do que isso, no presente já temos provas do que a humanidade terá de enfrentar para sobreviver no nosso planeta.

Mas o pior é que, quem mais vai sofrer com os efeitos das mudanças climáticas e com o aquecimento global, são as populações mais desprotegidas – os mais pobres.

As mudanças climáticas, também intensificam fenômenos climáticos que já são conhecidos pelos povos a centenas de anos. É o caso do fenômeno do El Niño, que é o resultado do aquecimento anormal a temperatura da superfície do Oceano Pacífico, que provoca mudanças no regime de chuvas em, praticamente, todo o mundo.

Assim, segundo avaliação da agência nacional e atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a chegada do fenômeno climático El Niño poderá provocar seca no nordeste brasileiro e na região amazônica e enchentes no sul do país entre o fim deste ano e o começo de 2010, Após registrar um aumento constante das temperaturas da superfície do Oceano Pacífico central nos últimos seis meses, a NOAA confirmou o início do El Niño.

Para muitos, a simples menção ao El Niño é um sinal de alarme. Há pouco mais de uma década, entre 1997 e 1998, ocorreu um dos mais fortes El Niño da história, com catástrofes climáticas que deixaram milhares de mortos.

Fica aqui a esperança de que este El Niño, não seja como o que ocorreu na década passada e nem como o que ocorreu em 2005, que levou à Amazônia, a maior seca de todos os tempos, que levou fome e morte, a humanos e animais da região.


Leia matéria completa da BBC aqui.

Nenhum comentário: