segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quem puxou o gatilho que matou o sem terra Elton?


Fotos do ferimento que vitimou o sem terra Elton, morto PELAS COSTAS por um Brigadiano na desocupção da Fazenda Southall, em São Gabriel-RS, dia 21/08. Desculpem as fotos chocantes, mas é somente chocando que se pode evitar mais mortes.


Quem lembra lá dos idos tempos do governo Simon, deve recordar do confronto ocorrido frente ao Piratini entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST e a Brigada Militar, que resultou na morte do Cabo Valdeci, há dezoito anos atrás, lembra do quanto foi discutido a época, do crime perpetrado, que ficou estigmatizado como degola.

Até hoje, inclusive quando o Coronel Mendes, estava à frente do comanto da Brigada Militar, este erigiu um “monumento” na Esquina Democrática, deixa bem claro como a sociedade vê o Movimento (aqui).

Mas pergunto quem puxou o gatilho que matou o sem terra Elton?

Penso que esta pergunta, deve ser respondida após uma profunda análise de como se comportam as elites oligárquicas gaudérias, sobre a demonização que é incutida no imaginário da sociedade com o objetivo único de desqualificar as suas reivindicações.

As matérias “jornalísticas” da Zero Hora (RBS), que via de regra sempre “mostraram” somente um lado, em matérias tendenciosas, onde o movimento é tratado como arruaceiro, vagabundo e até, bandido. Os “formadores” de opinião, seguindo a mesma linha, dia após dia, reverberando o que as oligarquias (que os financia), de que o movimento é radical e agressivo.

A “justiça” que de toda forma, dá ouvidos aos latifundiários, embargando desapropriações, e deixando frustrados os anseios do Movimento pela Reforma Agrária.

Os governantes que, omissos, deixam o problema se arrastar, muitas vezes servindo os desejos de quem os financia, é claro - a elite oligárquica rural e urbana. Coloco aqui, principalmente, o desgoverno Yeda (PSDB), que sempre tratou os movimentos sociais na “porrada”, principalmente os Sem Terra, fato que influenciou sobremaneira o comportamento agressivo da corporação.

E, vejam bem, até mesmo o Ministério Público Estadual que, em tese, deveria zelar pelos anseios do povo, criminalizou o movimento, de forma retrógrada e autoritária e é desta maneira, responsável pelo que aconteceu no dia 21/08, na Fazenda Southall.

A sociedade sul-rio-grandense também é culpada, por se deixar enganar por toda esta gente que, o que quer, é ter poder.

E pergunto mais, agora, o sem terra Elton, receberá também um monumento?

O poder de vida e de morte.

2 comentários:

Anônimo disse...

No programa da TVCOM o Lasier usou um eufemismo sacana - o debate esclareceria quanto aos responsáveis pela "morte" do sem-terra. Não sou advogado, trato dos pirados, mas sei que matar alguém é crime (homicídio). No caso, doloso, pois havia a intenção (munição letal); além disso qualificado, pela maneira com que foi feito (pelas costas). Então, creio que poderíamos classificar o crime como homicídio doloso qualificado, não? Por quê não te calas, Lasier?
Dr. Alienista
froid666@hotmail.com

Mario Rangel disse...

Dr. Alienista, como toda a torcida do Grêmio e do a do Inter, sabemos quem é este Lasier. Um lacaio dos poderosos.

Valeu o comentário