terça-feira, 11 de agosto de 2009

Chefe da ONU alerta para futuro terrível sem acordo climático


Será que, nós humanos, vamos ser extintos, com os dinossauros, da face da Terra? Será que a nossa pretensa racionalidade não irá conseguir evitar o cataclismo que se avizinha da humanidade, as mudanças climáticas? Será que os lideres mundiais, não vão chegar a um acordo sobre as emissões de CO2 na atmosfera? Será que os governos não vão dar um basta ao desmatamento e a destruição da biodiversidade?
.
São perguntas que, parecem, não têm resposta e, também, que estas respostas estão muito longe, talvez, longe demais:
.
Por Jon Herskovitz (Reuters)
SEUL - O fracasso em agir rapidamente para combater as mudanças climáticas pode provocar o aumento da violência e uma grande instabilidade no mundo, uma vez que os padrões climáticos globais mudam drasticamente, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta terça-feira.
.
"Se nós falharmos em agir, a mudança climática vai intensificar as secas, as enchentes e outros desastres naturais", disse Ban em um fórum próximo de Seul que acontece semanas antes de uma conferência do próprio secretário-geral sobre as mudanças climáticas, em setembro".
.
A falta de água vai afetar centenas de milhões de pessoas. A subnutrição vai tragar grandes partes do mundo em desenvolvimento. As tensões vão piorar. A instabilidade social -- incluindo a violência -- pode acontecer", afirmou Ban no evento em Incheon.
.
As emissões de gases causadores do efeito estufa são consideradas a principal causa para o aquecimento global. Os países vão se reunir em Copenhague em dezembro para trabalhar em um novo acordo climático global para reduzir as emissões que substituirá o Protocolo de Kyoto, que termina em 2012.
.
Ban, que considerou a mudança climática um tema fundamental para a humanidade, pediu que líderes mundiais atuem rapidamente para que um acordo possa ser alcançado em Copenhague.
.
Esta semana representantes de 180 países se reúnem em Bonn, Alemanha, para negociar sobre o clima, em meio às alertas de que o tempo está passando para que um acordo bastante completo seja concretizado até o fim do ano.
.
Temos visto o descompasso entre a economia e a ecologia. Como diz o geógrafo Henrique Leff, “o racionalismo econômico, é o responsável por todos os problemas ambientais. Enquanto não mudarmos este paradigma, estaremos fadados a sucumbir”.
.
Assim, temos de mudar urgentemente, mesmo que, como afirma James Lovelock, “a humanidade, nestes últimos 150 anos, já ultrapassou o “ponto de retorno’, e que Gaia (a Teoria de Gaia sustenta que a Terra é um organismo vivo) está doente”.

Nenhum comentário: