quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pontal do Estaleiro: está na hora de decidir se a orla do Gauíba continua com a população.

O que esta gente quer é, cada vez mais dinheiro, lucro, poder...



O que eu acho que é mais importante na votação do próximo dia 23, domingo, sobre se, além de prédios comerciais, se podem construir prédios residenciais na área do extinto Estaleiro Só, é o fato de que, se aprovado, a sua construção, esta decisão servirá para outras áreas da orla do Guaíba, como por exemplo, o Bairro Ipanema.

Existe aí, uma grande “sacanagem”, pois as pessoas hão de pensar que a consulta popular se limita ao Pontal. Ledo engano. Na realidade o que Foga$$a, o prefeito virtual de Porto Alegre quer, é legitimar a ocupação de uma região com imenso potencial para expansão residencial, principalmente, devido as suas características paisagísticas, de alto padrão, para os endinheirados.

Existem três tendências nesta consulta:

O sim, que libera a construção de prédios residenciais, e que vai servir de pretexto para a expansão e especulação imobiliária na zona sul de Porto Alegre.

O NÃO, que ao contrário, restringe a prédios comerciais as construções no Pontal e, assim, restringe a ocupação da orla por empreendimentos residenciais.

Mas temos também o NÃO À CONSULTA, o boicote. Seus defensores entendem que a consulta, não passa de um engodo, e assim como eu penso, não passa de uma grande “sacanagem”, capitaneada pelo Alcaide de Porto Alegre, a bancada dos construtores da Câmara Municipal, a RBS (dona da Incorporadora e construtora Maiorjama) e outras empreendedores e investidores, para liberar e legitimar a construção de prédios na orla, independente de serem residenciais ou comerciais, não respeitado assim, a legislação ambiental que trata das áreas de proteção permanente na margem de corpos d’água.

O que querem é, cada vez mais lucros, mais poder, que é o motor do capitalismo.

Eu VOTO NÃO. Pois penso que, o boicote, mesmo sendo o mais coerente ambientalmente, não terá efeito prático e, deste modo, legitimaria o que esta gente pretende.

VOTE NÃO

Veja os locais de votação: AQUI









Nenhum comentário: