segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Privatização da orla do Guaíba: estão elitizando o espaço público



Em abril de 2008. O prefeito Foga$$a assinou um "contrato" de adoção da orla do Guaíba pela multinacional Pepsi. As melhorias prometidas começariam a ser feitas a partir de julho e, é claro, para serem concluídas, a toque de caixa, durante o período eleitoral (uma obra eleitoreira) em setembro.

Hoje, passados nove meses desde a assinatura da adoção, pode-se ver que, as tais obras estão paralizadas. A multinacional, a bem da verdade, reformou as canchas de basquete, futsal de volei de praia. Plantou algumas mudas de Jerivá e umas flores. No mais, tudo igual. Iam reformar os banheiros e nada. Colocar seguranças motorizados, e nada...

Ainda por cima, adonaram-se do Anfiteatro Pôr do Sol, mudando a tradicional coloração laranja, amarelo e branco, pelas cores da Pepsi, azul, vermelho e branco. Mas foi desperdício de tempo e dinheiro, pois uma ação popular, fez com que a empresa repintasse o Anfiteatro com as cores originais. Outra ação fez com que tirassem o excesso de propaganda da empresa que polui o visual da orla. Quer dizer, o negócio deles é faturar e associar a sua marca ao esporte e ao meio ambiente, mais lucros.

Gostaria de saber quanto a campanha do Foga$$a recebeu desta multinacional.
Bom, mas o pior não é isso. A Pepsi instalou uns aspersores de spray de água ao longo da calçada entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Dilúvio (com propaganda da pepsi, é claro). Até aí tudo bem, tem que goste. Mas para a minha surpresa, os três chuveiros instalados pelo DMAE na Prainha, foram suprimidos da população.

Assim, além da semi-privatização imposta à orla do Guaíba, eles estão elitizando o espaço público, pois os chuveiros eram utilizados por quem vai tomar um "solzinho" na Prainha e principalmente por sem-tetos para a sua higiene. Ficaram "na mão".

Atualmente, a Pepsi, vendo sua propaganda dissipando-se, largou tudo.

E eu pergunto: quem fiscaliza isso?

Um comentário:

Baldo disse...

Pois é caro Mário. Eu bem que achei estranho este projeto. Falam da revitalização da orla mas só fizeram algumas firulas no trecho onde circulam mais pessoas. Após o Anfiteatro Pôr do Sol é extremamente escuro, na frente das piscinas do Inter está intransitável devido a quantidade de buracos na via de pedestres, em frente ao museu Ibere Camargo o cheiro do lixo e animais mortos é insuportável, o Barrashopping construiu uma ciclovia sem construir uma via para os pedestres caminharem ou correrem. Isto só para citar os principais problemas que notei ao passar pela região no dia de hoje.
É muito falatório para ações sem consistência.
Abraço.