quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mudança climática global e a "nova" ilha do Lago Guaíba.

Carta de Porto alegre com a Ilha do Chico Inglês e sua conformação em 1975.


Imagem de satélite do Google Earth de 2002, com a mesma conformação de 1975.


Foto oblíqua da Ihda do Chico Inglês de 29 de janeiro de 2009, mostrando a sua configuração, onde aparece a "nova" área da ilha.
Tem muita gente que acha que coisas como aquecimento global e mudanças climáticas, são distantes e não nos atingem. Mas ao contrário do que se pensa, podemos ver os efeitos destes acontecimentos aqui, bem perto de nós. É só questão de sermos mais atentos a paisagem e ao ambiente que nos cerca.

Trabalho no centro de Porto Alegre, em um prédio com uma altura razoável (17 andar) a mais ou menos dez anos. Minha janela fica para o lado do Lago Guaíba. Sendo assim, como trabalho com hidrologia, acompanho diariamente as possíveis mudanças no lago.

Em 2003, quando o RS passou por uma implacável estiagem, consequentemente com influência direta nos níveis do Guaíba, comecei a notar uma mudança na Ilha do Chico Inglês, que fica bem a frente do antigo Cais Mauá. O aparecimento de bancos de areia no lado sul da ilha.

De lá para cá, o processo se repetiu, sempre durante a época de seca, no verão. Mas que, com a chegadas das chuvas, voltava a ficar submersa. Mas agora mudou. Os bancos aumentaram e uniram-se, formando uma espécie de uma praia que, atualmente, até gramíneas já povoam a "nova" ilha.

Desde esta grande seca, a seis anos, parece que não tem mais volta, a configuração da Ilha do Chico Inglês te uma nova configuração. Se há um dono desta ilha, este deve estar bem feliz, vendo "crescer" a sua propriedade.

Mas na realidade, vemos é a rapidez com que se processam as mudanças ambientais causados pelas mudanças climáticas e os seus resultados expressos na paisagem.

Nenhum comentário: