sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O caos do clima: mais evidências sobre as mudanças climáticas.


A cada dia surgem mais e mais consistentes evidências dos efeitos das mudanças climáticas sobre o ambiente. Já notava instintivamente o que cientistas estão agora publicando. Matéria do Estadão nos dá conta que, segundo pesquisa publicada ontem na revista científica Nature, as estações do ano estão começando dois dias mais cedo do que há 50 anos. Os autores do trabalho, da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade Harvard, consideram que a alteração pode estar relacionada ao aquecimento causado pelo homem.

Eu ficava pensando ao ver árvores floridas antes do tempo, por qual motivo isto ocorria e deduzia que seria pelo calor, que chegava antes.

Euraka! Minhas suspeitas estavam corretas.

Os cientistas analisaram medidas precisas de temperatura em regiões de clima temperado, especialmente no Hemisfério Norte. Calcularam qual foi, na média, o dia mais quente do ano entre 1850 e 1953: a data escolhida foi 21 de julho. Depois, identificaram o mesmo marco no intervalo entre 1954 e 2007. A data caiu em 19 de julho, mais precisamente, com 1,7 dia de antecedência.

É só abrir um jornal ou dar uma passada pela Internet que veremos algo sobre o assunto.

Mas, infelizmente, nada fazemos para mudar a nossa maneira de ver a natureza. Sempre a vemos como se esta estivesse descolada de nós. E nós, seres humanos, fossemos a parte da natureza, podendo domina-la e usufruir infinitamente de seus recursos, sem sofrermos as consequências.

Nosso espírito empreendedor e consumista, faz com que não vejamos o Planeta como um sistema, um Geossistema (ver sobre Teoria de Gaia), onde todos os elementos que compõem a Terra são nesseários para o bom funcionamento do sistema. Assim, com o consumo indiscriminados dos recursos naturais, entre eles os combustíveis fosseis, estamos alterando este sistema e, assim, mudando toda a sua dinâmica.

Nenhum comentário: