segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Palestinos x Israelenses na Faixa de Gaza: David x Golias



A humanidade sempre viveu em guerra. Todas as conquistas e bravura, acontecem nas guerra. Soldados morrem na guerra, inocentes também. Qual quer um sabe que, ao longo da história, o desenvolvimento da ciência foi sempre voltado para a guerra, a conquista e o domínio. A ciência não conseguiu, ainda, inventar uma saída para o fim das guerras (talvez a ciência não queira isso, e os governantes também).
A sessenta anos, o sionismo vem ocupando terras palestinas ilegalmente, a margem das leis internacionais, até mesmo um muro, o Muro da vergonha, foi construído para materializar esta conquista, sobre o sangue de inocentes, palestinos e judeus. O que se iniciou em janeiro de 2009, com o bombardeio da Faixa de Gaza, tem raízes profundas. Raízes na intolerância.
Mas o que salta aos nossos olhos, é a desproporcionalidade entre as duas nações. De um lado, o do sionismo, estão armado até os dentes com armas de última geração, mísseis que já mataram cerca de 900 pessoas, a maioria mulheres e crianças. De outro lado, o braço armado do Hamas, com "foguetinhos" caseiros que mal conseguem sair dos lançadores e armas leves.
No meio de tudo isso, a intransigência e a prepotência imperam. Resultado, quem sofre é o povo.
Nesta injusta guerra, desproporcional guerra, estão David e Golias.
E, como dizia o poeta Cazuza, o Mundo não para...

Nenhum comentário: