quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estados Unidos tem novo Presidente: Já vai tarde Bush


Ontem os Estados Unidos empossaram seu novo presidente. É uma incógnita. Mas também uma esperança para o Mundo. Uma esperança de mudança nos rumos da política internacional dos EUA, que vem causando mortes, miséria e fome a milhões de pessoas. Sua sanha imperialista e de domínio tem feito estragos incomensuráveis no Planeta. Suas corporações, sua indústria bélica, são um exemplo nítido de como funciona a maior economia do planeta, que usurpa descaradamente as riquezas dos "mais fracos".

Na minha opinião, pouca coisa irá mudar, haja vista a crise econômica que se abate sobre o mercado globalizado. Assim, o que fará Barack Obama, em relação ao mercado, a crise?
Penso que pouca coisa irá mudar, pois todos os governos estão atrelados aos interesses da corporações, ao mercado (este dito como sendo o "deus mercado"), por tanto, somente mudanças pontuais se farão sentir.

Simbolicamente, o primeiro ato governamental de Obama foi, ordenar que sejam suspensos todos os processos de julgamentos na base de Guantânamo que, como prometeu o novo presidente, pode ter como desfecho, o fechamento do campo de prisioneiros de Guantânamo. (leia aqui)

Mas ao mesmo tempo, minha esperança é de que, com tudo que está acontecendo, Barack

Obama seja iluminado por uma boa estrela, e que possa levar ao seu povo e ao Mundo, uma nova vida, melhor e mais justa.

Estou no aguardo.

Nenhum comentário: