quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aquecimento global: onde vai dar isso?

A figura a cima é um infográfico que mostra o rítmo do aquecimento no continente antártico. A cor mais forte, representa onde aqueceu mais nos últimos 50 anos. Fonte: O Estado de São Paulo.

Novos estudos comprovam o que já se sabia: A Antártica está aquecendo e pode perder parte suas geleiras mais rápido do que se esperava (leia aqui e aqui). Os recentes estudos demonstram que, o continente antártico, nos últimos 50 anos, vem aquecendo a uma taxa de 0,1°C por década. Sendo que, este aquecimento, segundo outros estudos, revelam que a sua causa são as emissões dos gases do efeito estufa pelo homem nos demais continentes.

Quer dizer, toda a Terra está sofrendo, não somente os países emissores, com o problema das mudanças climáticas.

Outra notícia, relacionada a intensificação do efeito estufa, nos dá conta que, a geleira Quilca, localizada a 5.250 m de altitude na região de Puno, sudeste do Peru, derreteu completamente por causa do aquecimento global, informou o Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) peruano. A geleira fica próxima à fronteira com a Bolívia. (leia aqui)

Neste caso, existe uma implicação social, pois a maior parte da água consumida pelas populações dos Andes tem origem no degelo lento destas geleiras, que formam os rios de onde é retidada a água para o abastecimento. Se estas geleiras deixarem de existir definitivamente, de onde virá a água?
O que vai acontecer com as pessoas?
Se continuar assim, teremos milhões de refugiados ambientais pelo mundo a fora, com certeza.

Nenhum comentário: