sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Amazônia sofreu destruição de 17% em cinco anos, diz ONU


Matéria da BBC mostra que dados de um relatório prestes a ser divulgado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) aponta que 17% da Floresta Amazônica foram destruídos em um período de cinco anos, entre 2000 e 2005.

A informação foi noticiada pelo jornal francês Le Monde na quinta-feira, e foi confirmada à BBC Brasil pelo Pnuma.

Segundo o jornal, durante este período foram queimados ou destruídos 857 mil km² de árvores - o equivalente ao território da Venezuela.

A maior parte do desmatamento ocorreu no Brasil, mas os outros sete países que também abrigam a floresta estão sendo responsabilizados pela Pnuma, com exceção da Venezuela e do Peru.

O modelo capitalista de desenvolvimento está levando a destruição da Amazônia através da expansão da fronteira agrícola principalmente pelo agronegócio. Outras florestas tropicais e equatoriais (as que ainda resistem) também estão em vias de desaparecer e, com isto, milhares de espécies correm risco de extinção.

Mas o que podemos fazer para deter este processo, pouca coisa, mas a mudança de habitos e um consumo consciente ajudam a preservar o que resta das florestas.

Recicle-se...

Um comentário:

nounouse disse...

é lamentável esta estranha visão das pessoas sobre a terra, sobre o que é nosso, destruir, sempre destruir, e não importa o quanto seja debatido este assunto ninguém nunca se importa o suficiente,já virou um profundo clichê," hoje destruiram um pouco mais do que nos resta" é tão lamentável que faltam até palavras. Sim, é verdade que é necessário se reciclar, reciclar as escolhas, e as prioridades, eu ainda espero algo do mundo, oro para não me decepcionar...