quarta-feira, 18 de março de 2009

MEC estuda mudanças no Vestibular das Federais


O ministro da Educação Fernando Haddad, defendeu ontem a reformulação dos processos seletivos para ingresso nas universidades federais. A proposta do Ministério da Educação (MEC) é criar, em acordo com os reitores das universidades, um processo de seleção unificado para todo o país a ser testado em seleções no ano que vem. "Os vestibulares, como estão organizados hoje, privilegiam a memorização em detrimento da capacidade de raciocínio do aluno", disse à Rádio CBN.Para o ministro, o atual modelo dos vestibulares não estimula o aprendizado dos alunos de maneira crítica.

A intenção é criar uma avaliação única para todas as federais em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja usado na primeira fase. "Poderíamos complementar a segunda fase com conteúdos específicos", propôs. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajudaria a desenvolver as provas da segunda fase. Atualmente, cada instituição desenvolve o seu próprio exame vestibular.Com o modelo unificado, o estudante poderá se beneficiar mais da expansão das universidades federais. Como o processo seletivo seria o mesmo para ingresso em qualquer universidade federal, um aluno do Nordeste, por exemplo, poderia estudar numa instituição no Sul do país. "Hoje a rede federal está em mais de 200 municípios. São 227 mil vagas de ingresso em todo o Brasil", lembrou Haddad.
Para a sustentação à mobilidade estudantil, o ministro destacou as ações do Plano Nacional de Assistência Estudantil. "São recursos para moradia, alimentação, restaurantes universitários, para garantir que a mobilidade não resulte em evasão", explica. O ministro disse que vai propor aos reitores das universidades federais testar a medida em 2010. "Nem que seja numa área específica do conhecimento", afirmou Haddad, acrescentando que a ideia é aplicar o processo seletivo unificado em cursos de baixa demanda, como nas licenciaturas.

Ontem, o MEC informou que os universitários que têm bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), que entraram na faculdade este ano ou que estejam em qualquer semestre, podem conseguir financiamento para pagar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa. O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), exclusivamente para bolsistas do ProUni, vai até 20 de março. Estar matriculado em instituição de ensino superior privada que tenha aderido ao Fies em 2009 e ser bolsista parcial do ProUni são condições básicas para quem deseja obter financiamento estudantil.

______________________________________________
Como professor, sempre vi o Concurso Vestibular, como uma anomalia do sistema educacional brasileiro. Criado para adequar o acesso à Universidade Pública, pois são muito candidatos para poucas vagas, e acabou por elitizar as Federais (somente na UFRGS, em 2009, foram 34.553 inscritos para as 4.556 vagas). Assim, tendo em vista que, quem teve mais condições de frequentar boas escolas, cursinho, etc., devido a uma condição finançera favorável, é que tem melhores condições de entrar para uma Universidade Federal.

Outro pondo que eu questiono é o modelo adotado nas provas do Vestibular, que premeia quem "decora" mais os conteúdos e não quem tem maior capacidade de raciocínio.

O Governo Lula vem trabalhando para melhorar o acesso de estudantes de classes econômicas mais baixas - o povo. Com a inclusão do sistama de cotas sociais e/ou raciais, o Enem e o ProUni, mais "pobres" estão nas universidades, mesmo que haja oposição da elite contra estes sistemas.

Vejo com bons olhos estes estudos e as mudanças buscadas para democratizar o acesso a Universidade Pública.

Aguardemos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto bastante quando encontro um colega professor escrevendo na internet; um abraço, Mário.

Doralice Araújo, profª de Redação em Curitiba

www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

Anônimo disse...

cambridge wilson whoever tear american completing ltdpatrick anonymous newcastle pieces writers
semelokertes marchimundui