terça-feira, 24 de março de 2009

Emissão de poluentes cairá pela primeira vez em 10 anos, dizem especialistas: será vai adiantar?

Da agencia Efe, em Berlim

As emissões de poluentes causadores do aquecimento da Terra e das mudanças climáticas serão reduzidas em 2009 pela primeira vez em uma década, informa hoje o jornal alemão "Frankfurter Runschau", que fez uma pesquisa junto a especialistas.
"A soma de todos os fatores fará com que a redução das emissões de CO2 alcance aproximadamente 2%", diz o professor Gernot Klepper, do Instituto de Estudos Econômicos Mundiais (IfW) de Kiel.
Cálculos similares foram feitos por Claudia Kemfert, do Instituto Alemão de Estudos Econômicos (DIW), que espera uma redução das emissões poluentes no planeta nesse mesmo nível.
A redução nas emissões causadoras do efeito estufa e da mudança climática se devem, sobretudo, à queda da produção industrial e ao arrefecimento do crescimento econômico em países como China e Índia.
No entanto, o diretor do programa de meio ambiente das Nações Unidas (Pnuma), Achim Steiner, adverte contra um otimismo exagerado, também em entrevista ao jornal alemão.
"A crise econômica significa apenas que tiramos o pé do acelerador para depois voltar a apertá-lo o mais rapidamente possível", afirma Steiner, que ressalta que o clima sofrerá mais que até agora assim que a China superar a crise e recuperar seus antigos níveis de produção industrial.
_________________________________________


Também penso assim. Que é uma situação momentânea. É claro que a desaceleração da economia mundial tem influencia nas emossões dos gases responsáveis pelo aguecimento global. Mas, mesmo assim, a vida continua, e o modelo de desnvolvimento capitalista, que incentiva o consumismo, também.
As ações individuais podem ser responsáveis pela mudança deste paradigma. Um cosumo consciente se faz imprescindível para que a humanidade possa viver em melhores condições ambientais. Solidariedade, ao invés de egoismo, podem nos levar a um mundo melhor.
Algum tempo atrás, James Lovelock, autor da Teoria de Gaia, disse que já estamos atingindo o "ponto sem regresso", em que ele argumenta que não se pode mais evitar o colapso do Planeta.
A Terra é um sistema complexo que, se uma parte desequilibra, desequilibra todo o sistema. Lovelock também define que, o aquecimento global, é análogo a febre. Um sintoma de uma doença.
Nosso Paneta esta doente...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Professor Mário.
Li hoje isso:
"Coleta seletiva em todos os bairros a partir de abril

Meta é aumentar o volume de lixo reciclável de 60 para 100 toneladas por dia

O prefeito José Fogaça anunciou ontem de manhã a ampliação da coleta seletiva de lixo, que passará a atender todos os bairros da Capital a partir de 2 de abril. O novo sistema será operacionalizado pela primeira vez por uma empresa licitada, responsável por fazer a coleta duas vezes por semana em cada bairro. Os dias e horários da coleta seletiva serão informados à população por meio da mídia e dos próprios garis, que irão distribuir a tabela durante a coleta de lixo. Foram adquiridos 28 caminhões novos, equipados com o sistema GPS (localização por satélite), que recolherão o material reciclável.

O custo total do serviço está estimado em R$ 350 mil mensais. Fogaça afirmou que a intenção é aumentar o volume do lixo reciclável recolhido de 60 toneladas para 100 toneladas por dia. Para isso, a prefeitura está lançando uma campanha de conscientização, aprendizado e incentivo à separação dos resíduos. ´Além da qualidade de vida dos cidadãos, o novo sistema possibilitará novas alternativas de emprego e renda no setor de reciclagem e também poderá reduzir a circulação do número de carroças nas ruas´, disse Fogaça. Após o anúncio, ele e o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, visitaram o Módulo Itinerante da Coleta Seletiva, no Largo Glênio Peres. A mostra integra os festejos da Semana de Porto Alegre e apresenta as diferentes etapas no processo de separação e reutilização do lixo."
Fonte:http://www.sescon-rs.com.br/cgi-bin/sescon/newsgenerator.pl?acao=viewclip&edinews=51&id=5784&cod=a7im0ux9yx9ys4w&adc=b6rs4ws4w.

O que me chamou atenção foi o valor mensal disso tudo...

Um abraço.