segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia Mundial da Água: nada a comemorar


Ontem, dia 22 de março, foi lembrado o Dia Mundial da Água, criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Mas neste dia, nada se tem a comemorar, e sim a refletir. Refletir sobre o que queremos para o nosso Planeta, que futuro queremos para nossos descendentes. O tema deste ano é Água e Saúde.

O objetivo da data é tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado; Participação e cooperação na organização nas celebrações do Dia Mundial da Água.

E o que temos hoje. A água sendo tratada de forma mercantilista, mais um utensílio para obtenção do lucro. Fatores ambientais não são levados em conta e, caca vez mais, os recursos hídricos sofrem com o descaso generalizado. Milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água de qualidade e saneamento básico.

No Brasil, mesmo tendo-se 12% das reservas de água doce do Planeta, regiões sofrem com a seca que castiga, principalmente, o nordeste brasileiro. As grandes cidades também já acusam algum tipo de problema de abastecimento. São Paulo tem de buscar água a mais de 150 km de distância. Os rios poluidos, servem de depósito de esgotos que, no País, somente 35% deles é coletado e, uma ínfima parte, 7% é tratado.

Por conta da crise do capitalismo mundial, a previsões de que pode haver cortes importantes nos investimentos em saneamento no mundo, poirando a situação atual.
As mudanças climáticas, por conta do agravamento do aquecimento global, têm influencia negativa no balanço hídrico.

Segundo matéria da Folha de São Paulo, O aumento da população, as mudanças climáticas, a irrigação irresponsável e o desperdício crônico ameaçam o abastecimento mundial de água doce, assinalou nesta quinta-feira o terceiro relatório sobre o Desenvolvimento da Água no Mundo, compilado por 24 agências da ONU. O documento de 348 páginas mostra um panorama sombrio, principalmente nos países em vias de desenvolvimento, e descreve uma situação preocupante para as futuras gerações.

A água faz parte de uma complexa rede de fatores que determinam a prosperidade e a estabilidade de um povo, explica o estudo. A falta de acesso à água, segundo o trabalho, aumenta a pobreza e as privações e é uma causa potencial de distúrbios e conflitos. "A água está vinculada às crises da mudança climática, ao abastecimento, aos preços da energia e dos alimentos, e à perturbação dos mercados financeiros", acrescenta o texto.

Um comentário:

lu disse...

Enquanto o "homem" não acordar para a dura realidade de que a água é um recurso FINITO e cuidar para que o mesmo seja tratado com o devido respeito, ou seja:racionalizando o seu uso, conscientizando as pessoas do grave problema que a falta deste precioso liquido pode acarretar, o futuro será "negro"!Se uma atitude para reverter o atual quadro não for tomada, a água será um dos motivos que poderá desencadear a próxima guerra!