sexta-feira, 6 de março de 2009

Mulher brasileira aonde é que está você - Mulher brasileira eu quero você prá mim


Neste post, quero Fazer uma singela homenagem a todas as mulheres do mundo. Especialmente as que passaram pela minha vida e aquelas que ainda estão bem presentes. Todas elas tiveram grande influência na construção do que hoje sou. A começar pela minha Mãe, a Doda Affonsina que, mesmo contra todas as adversidades por que passou, com a perda de meu pai quando eu tinha apenas nove anos, sempre me proporcionou o que de melhor ela possuía: amor. Infelizmente ela não mais está viva, mas está bem viva em minha memória.


Também me lembro aqui de minha avó, tias, primas (ah, a paixão infantil pelas primas) e minha primeira professora, que não mais me lembro de seu nome, pena... E as minhas professoras do Departamento de Geografia da UFRGS, entre elas a Vanda Ueda, falecida no trágico acidente da TAN em São Paulo. A Dirce, que esteve na banca do meu Mestrado. A todas elas, o meu obrigado.

Também tem o eu primeiro amor, a Ângela (Guga), com quem tivemos a Sussila, minha querida filha, esta é bem presente na minha vida. Minha filha que, com a sua espontaneidade e bondade lembram muito a personalidade da avó, minha Mãe. Um amor de mulher.

A Luana, uma carioca que me deu muito trabalho, genioooosa... Que já passou, foi embora.

E a Luciane, ela o meu grande amor e minha companheira por quase quinze anos. Luciane foi a mulher que mudou minha vida. Que com sua lealdade e obstinação, me ensinou a lutar por meus objetivos e nunca desistir. Não estamos mais juntos, e hoje, ela está distante, na longínqua Leipzig – Alemanha. Penso nela todos os dias e sinto saudades (ela vai ficar lá por mais um ano fazendo Doutorado). Talvez, que sabe, um dia...

Tem também minhas amigas, colegas de trabalho, alunas, enfim, estas são as “minhas mulheres”.

Mas também tem as que nem conheço. As que passo pela rua. As que sofrem com o preconceito.


As que lutam por uma vida melhor. Negras, brancas, pardas, pobres, ricas...

Enfim, a todas as mulheres, a minha singela homenagem:

Mulher Brasileira
Jorge Ben Jor

Mulher brasileira aonde é que está você

Mulher brasileira eu quero você prá mim

Quero sentir o seu abraço o seu beijo o seu carinho o seu amor

Sua simpatia ternura e beleza

Pois eu necessito de você

Mulher brasileira aonde é que está você

Mulher brasileira eu quero você prá mim

Pois a minha grande vitória é conseguir

Botar uma mulher brasileira na minha vida

Pois prá mim ela será sempre a primeira

A companheira nas horas fáceis e difíceis

Mulher brasileira aonde é que está você

Mulher brasileira eu quero você prá mim

Preta branca pobre ou rica

Bonita ou feia você é maravilhosa

Eu quero ser o bendito fruto de você

Mulher brasileira aonde é que está você

Mulher brasileira eu quero você prá mim

Mulher brasileira... mulher brasileira

Nenhum comentário: