terça-feira, 3 de junho de 2008

E LA NAVE VA

Assim como o filme de Frederico Fellini, que se passa em um luxuoso navio, e onde um grupo de refugiados sérvios recolhidos do mar pelo capitão, são hostilizados pelos ricos passageiros, tidos como uma ameaça a segurança a bordo. O nosso planeta Terra, ou Gaia (James Lovelock), passa por idêntica situação. Com a globalização capitalista, e a mão invisível do mercado (Adam Smith), vivemos atualmente em uma "crise" de alimentos e energia, sem falar da água. O crescimento dos mercados nos países ditos em desenvolvimento, fizeram crescer a demanda de alimentos e outras "commodities", que aumentaram significativamente de preço, aumentando a fome no mundo.


Os que antes não podiam comprar, e agora se inserem no mercado, fazendo que diminua a oferta de produtos e, consequentemente, o aumento de preços. Os pobres do mundo agora começaram a comer, mas os especuladores (o mercado) vêem aí, a chance de aumentarem seus lucros.


Se levarmos em consideração a produção mundial de alimentos e a necessidade per capta de 2.800 calorias por dia, há alimentos para TODOS, mas como existe o "mercado" e grandes empresas que controlam a produção e comercialização de alimentos e estes, seguem as leis que regem o capitalismo, a oferta é restrita pelo preço, chegando somente a população que tem dinheiro para comprar.


Segundo dados da ONU, Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas de crônica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento. E que, a cada 3,5 segundos, morre no mundo um ser humano pela fome.


Assim como no filme de Fellini, esta significativa parcela da humanidade, pode ser considerada como uma ameaça à "segurança" dos que podem comprar, dos inseridos no mercado, os outros...



O que vai acontecer daqui para frente, já se pode imaginar, não é mesmo?

Nenhum comentário: