quarta-feira, 18 de junho de 2008

Desgoverno Yeda esbanja volência e autoritarismo (além de falcatruas)



A direita conservadora do RS, comandada pela elite econômica gaudéria, tem um grande e insubstituível aliado na manutenção da hegemonia do poder: a mídia corporativa. Ela (a mídia) dá o tom e prepara o terreno para as ações repressivas a quem quer que seja que se manifeste contra a "ordem" estabelecida, o establishment.

Ontem, essa elite, colocou em destaque na Zé Mentira (ZH), a questão de uma tal polêmica (eles gostam de fabricar polêmicas), sobre a faixa de fronteira, onde não se pode vender terras ou admitir empreendimentos estrangeiros numa faixa de 150 km, e que esta lei, oriunda dos tempos do regime militar, estaria impedindo o desenvolvimento dessas áreas. Bobagem, eles querem livrar a cara da Stora Enzo, que comprou irregualmente terras para seus investimentos.

Já anteontem, também havia uma outra matéria ligada a questão agrária. Onde uma pesquisa IBOPE, encomendada pala VALE, tentando "demonizar" a Via Campesina e o MST, o que não ficou demonstrado na pesquisa mas, manipulando os números, a matéria obteve seu fim. Esse é o PIG.

Outro acontecimento importante a salientar, dentro da lógica apresentada aqui é que, o Ministério Público do RS, juntamente com a BM2 (polícia secreta da Brigada Militar), citando matérias de jornal e "filósofos de direita", conforme matéria de hoje (18/06) da Zé Mentira, supõem (notem o caráter amadorístico do MP-RS) que possa haver "indícios" de um intuito terrorista dos movimentos sociais, principalmente o MST. Mas onde estão as provas?

E no que estes absurdos encomendados pela elite gaudéria culminaram?

Numa ação sorrateira da Brigada Militar da Yeda que, de madrugada, enquanto todos dormiam debaixo das "lonas pretas", invadiu acampamentos, desalojou e transferiu pessoas (a maior parte delas crianças e mulheres), para áreas menos "tensas", sob o pretexto de que estas pessoas trazem instabilidade à região (proximidades da Fazenda Coqueiros).

A ação repressiva e autoritária do desgoverno Yeda tem como objetivo jogar nuvens de fumaça nas falcatruas e roubos escancarados pela Polícia Federal dos seus pares de desgoverno e, ao mesmo tempo, tenta angariar apoio da classe média. Uma ação temerária, pois esse tipo de enfrentamento, desprovido de propósitos sociais e legais, só vai trazer instabilidade ao campo e, logicamente, ao seu cambaleante desgoverno.

O RS vive momentos graves.

É preciso estarmos atentos para o que está sendo engendrado por essa gente hipócrita.

Nenhum comentário: