quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Privatização e a semi-privatização do espaço público.

Ontem a tarde, dia 23/10, na minha corrida diária pela orla do Guaíba, fiquei intrigado com um pessoal colocando uma cerca entre o lago e a Av. Edivaldo Pereira Paiva, próximo a Rótula das Cuias. Resolvi perguntar do que se tratava aos operários. Fiquei sabendo que vai acontecer ali, um evento intitulado Salão Náutico do Mercosul (http://www.salaonauticodomercosul.com.br/).
Nada contra o evento mas, porque CERCAR a área?
Será que vão COBRAR ingresso? E se cobrar, será que a cobrança não é para deixar de fora os "pobres"?
Sim por que pobre, não compra barco nem material náutico, não é?
Mas pobre, incomoda quem quer comprar, isso sim. Então, vão deixar o POVO do lado de fora.
Esse ato, nada mais é do que uma semi-privatização do espaço público. Uma área de lazer, de um parque, é utilizada para fins comerciais e particulares.
Pois então, essa promoção, deveria estar em um local particular, pagando os altos aluguéis cobrados pelos proprietários desses locais. Mais uma vez o privado se utiliza do Estado, para ter seus lucros (capitalismo).
Mas aí, a "governança municipal" cobra uma "taxinha" (ou não) e entrega de mão beijada o espaço público para ser explorado pelo privado. Êta governinho esse do Foga$$a Já entregou a Usina para a RBS, agora o parque para não sei quem, e assim vai. Aos poucos o nosso Alcaide vai "ajudando" seus amiguinhos. Assim ele terá onde trabalhar(?) depois que sair do Paço Municipal.

Nenhum comentário: