quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A hipocrisia da burguesia



Parece que a gritaria da elite brasileira, estampada em opiniões dos que gostam de criticar o problema da violência, acaba de ser desmoralizada. Pois é, justamente os ricos, são quem sustentam essa violência. De que maneira? Consumindo os mais variados tipos de drogas e alimentando o tráfico.
Que ironia, eles gostam de culpar os pobres e o Governo, mas na realidade, a culpa, é basicamente dos ricos, dos com Rolex, palacetes, carrões, roupas caras e boa comida.
Pois saiu uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, divulgada na tarde desta terça-feira 22/10/2007, apontando que 62% dos consumidores declarados de drogas no País pertencem à classe A. Este segmento representa apenas 5,8% da população brasileira. O estudo mostra ainda que 85% dos usuários são brancos, grupo que compõe 53% da população total no Brasil. O estudo mostra ainda que 30% dos usuários freqüentam a universidade, contra apenas 4% da população brasileira. A maioria dos usuários declarados de drogas, no entanto, freqüentam o Ensino Médio (54%).
Esse trabalho desmistificou a crença de que, o tráfico, a violência, a corrupção policial, está ligada diretamente as classes mais pobres. E, na realidade, quem fomenta essa violência e também sofre com ela, são os mais ricos. Mas não são somente os ricos que sofrem com a violência. Os maiores prejudicados estão entre os mais pobres da população, principalmente nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: