sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Em crise, EUA querem facilitar entrada de brasileiros na terra do Tio San


Quem não lebra das dificuldades imposta pelos EUA para estrangeiros entrarem nopáis do Tio San?

Um dificuldade para se coseguir visto para entrada vai desde, no caso do Brasil, ter de se ir a São Paulo, comprovar ter recursos, ter emprego fixo comprovado, passagem marcada de ida e volta, etc.

Claro, não é? Eles não "queriam" nós, pobres por lá.

Mas como estão em baixa, endividades, com uma população crescente de pobre, agora abrem as porteiras para aqueles que sempre foram barrados.

Em matéria publicada AQUI, podemos ver que, os EUA, realmente estão de "pires na mão", de olho nos crescentes gastos dos turistas brasileiros e chineses, dois projetos no Senado americano visam transformar em lei uma promessa repetida pelo Departamento de Estado: acelerar o processo para a concessão de vistos nos dois países. 

Uma coalizão com a Câmara do Comércio dos EUA, a Confederação Nacional das Indústrias no Brasil, a Federação de Varejistas dos EUA e a Associação de Viagens dos EUA (lobby da indústria turística), no entanto, acha pouco e quer que os brasileiros sejam eximidos do visto.

O grupo defende o assunto na pauta da reunião entre os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff quando ela vier a Washington, provavelmente em março. Se a meta da isenção parece distante (leia texto na pág. B14), a simplificação do processo já está em vista.

No ano fiscal encerrado em outubro, foram concedidos 820 mil vistos a brasileiros, salto de 44% sobre 2010. Para a China, foi 1 milhão, alta de 33%. A meta anunciada para 2013 é mais do que duplicar esse total, chegando a 1,8 milhão no Brasil e 2,2 milhões na China.

Nenhum comentário: