quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Brasil... vai bem, obrigado

Ao contrário do que os "urubólogos" de plantão estavam apregoando no PIG (Partido da Imprensa Golpista), o Brasil, apesar dos problemas econômicos mundiais, principalmente na Europa e Estados Unidos, continua crescendo e gerando emprego e renda. Nas útimas semanas, também, a perspectiva do PIB (Produto Interno Bruto)  e da inflação ficarem dentro das previsões do governo.

Hoje, a taxa de desemprego apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em seis regiões metropolitanas do país ficou em 6,4% em maio, leitura idêntica à de abril e inferior à marca registrada no quinto mês de 2010 (7,5%). O resultado foi o menor para maio desde o começo da série do organismo, em março de 2002. (leia AQUI)

Das regiões metropolitanas investigadas, a taxa de desocupação mais alta no mês passado foi observada em Salvador (10,5%). Na casa de 6%, apareceram Recife (6,8%) e São Paulo (6,7%). No Rio de Janeiro, o indicador se encontrou em 5,4%; em Porto Alegre, a leitura foi de 5,1%. O nível de desemprego em Belo Horizonte equivaleu a 4,7%.

A propósito do PIG, assisti o documentário dirigido por Oliver Stone, Ao sul da fronteira, que retrata bem o que a mídia produz e reproduz para defebndre seus interesses, seus "clientes" e o próprio capitalismo. Inclusive, incentivando até mesmo a violência, no caso do golpe ocorrido em 2002 na Venezuela que fracassou, devido ao grande apoio popular que Hugo Chaves tinha do povo. O filme retrata os governos de esquerda da America do Sul e como estes são tratados pela elite e pelos meios de comunicação, não somete nos seus países, mas também do mundo, principalmente dos Estados Unidos.

E no Brasil, o movimento é idêntico mas não tão ostensivo. Mas em 2005, grande parte da mídia (o PIG), tentou dar o golpe e derrubar o Presidente Lula. Somente não foi a diante, também, pelo grade apoio que Lula sempre teve.

Mas o documentário é muito bom.

Nenhum comentário: