terça-feira, 21 de junho de 2011

Extinção da vida marinha pode ser sem precedentes, diz estudo


Os oceanos foram a orígem da vida na Terra e, também, serão o início do fim.


Um novo estudo (leia AQUI) indica que os ecossistemas marinhos enfrentam perigos ainda maiores do que os estimados até agora pelos cientistas e que correm risco de entrar em uma fase de extinção de espécies sem precedentes na história da humanidade.

O levantamento vem de especialistas que integram o IPSO (sigla em inglês de Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos), entidade formada por cientistas e especialistas no assunto.

Segundo o estudo, as mudanças que estão ocorrendo antes do esperado estão o derretimento da camada de gelo no Ártico, na Groenlândia e na Antártida, o aumento do nível dos oceanos e a liberação de metano no leito do mar, estão apressando o processo.

O estudo observou também que existem efeitos em cadeia provocados pela ação de diferentes poluentes. Alguns deles permanecem nos oceanos por estarem presos a pequenas partículas de plástico que foram parar no leito do oceano. Com isso, há um aumento do poluentes que são consumidos por peixes que vivem no fundo do mar.

Parece mentira, mas a ação do homem sobre a natureza pode ser equiparada a um choque de um asteróide, como no caso da grande extinção ocorrida no permeano, entre 65 e 55 milhões de anos atrás, que causou uma das maiores extinções em massa da história da Terra. Não nos damos conta que nas coisas mais "ingênuas" que temos na nossa vida moderna, está por traz uma infinidade de agressões ao ambiente.

Infelizmente, não bastam somente as nossas ações individuais para deter este processo, sem as grandes transformações (que acredito que não vão acontecer) de nada adiantam estas pequenas ações... uma pena.

Nenhum comentário: