terça-feira, 20 de abril de 2010

Será que é a natureza que vai derrubar o capitalismo?


A natureza é prodiga em todos os aspectos para vida no planeta. Vivemos no que a Geografia denomina de geosistema, onde a atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e, a biosfera, onde estamos incluídos, interagem de forma a permitir que Gaia exista. Um planeta vivo.

Somos os únicos seres vivos que interferem de forma consciente no geosistema terrestre. Para termos nosso modo contemporâneo de vida, mais do que interferimos, nós degradamos nosso planeta para tirar da natureza todos os recursos para fazermos os “produtos” que consumimos e geram o lucro.

Mas a Terra segue seu curso em busca do seu equilíbrio. E mesmo que detenhamos as mais avançadas técnicas, somos frágeis perante a força da natureza e de sua busca por este equilíbrio.

Ultimamente temos observado no noticiário, quase que diariamente, que acontecem grandes desastres naturais ES diversas partes do mundo. São terremotos, secas, vulcões, tempestades, furacões, tornados, que matam e destroem as construções humanas. Todos estes desastres, são naturais, nada mais é do que a Terra, ou Gaia, em busca do seu equilíbrio. Talvez os meios de comunicação, os satélites e a nossa técnica, tenham contribuído para a difusão das informações destes fenômenos, mas ainda não podemos prevê-los ou superá-los rapidamente quando eles ocorrem. Ficamos impotentes quando nos deparamos com a força da natureza.

A erupção do vulcão em solo islandês que laçou cinzas nos céus da Europa deixou a Comunidade Européia de cabeça para baixo. Milhares de vôos cancelados. Milhões de Euros perdidos. E não se pode fazer nada contra o vulcão. O sistema capitalista pode estar ameaçado, não pelos comunistas, como os poderosos sempre pregaram, mas sim pelas forças da natureza.

Pois é, somos arrogantes. Temos “orgulho” dos nossos progressos tecnológicos, das nossas máquinas, mas não podemos deter a fúria da natureza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nosso planeta é vivo, geógrafo, nós, geólogos, sabemos. Parabens pelo blog, está muito bom.

Geólogo Ney Motta