terça-feira, 20 de abril de 2010

E o Dia do Índio, heim?


Ontem, dia 19 de abril, foi o dia do índio. Fora as crianças que vi pela rua, caracterizadas de “indínhos”, pouco se viu ou se ouviu sobre a data ou sobre como está a população indígena que foi quase que dizimada ao longo do 510 anos (oficiais) de fundação do Brasil.

Retirados, sempre a força de suas terras para a ocupação do homem branco, as populações indígenas nunca tiveram como viver sem depender do Estado. Que anda no centro de Porto Alegre, se depara com os indígenas pelas calçadas pedindo ou vendendo alguma quinquilharia (não falo aqui de artesanato). Também pelas estradas, nos acampamentos sem as mínimas condições, onde vender seus característicos cestos de cipó.

Mas ontem, foi um dia de festa para as comunidades indígenas que estão localizadas dentro da recém demarcada Reserva Raposa Terra do Sol. É que ontem, depois de muita polemica e conflitos, entre brancos e índios, foi homologada a demarcação da Reserva, que contou com a presença do Presidente Lula.

Antes de discursar, Lula se reuniu com as lideranças indígenas do Brasil, e recebeu os agradecimentos pela demarcação contínua das terras da reserva, mas também uma série de reivindicações. A felicidade dos índios não escondeu a sua sinceridade, afirmou o presidente. Eles sabem que além de terra, eles precisam de escola, saúde, água potável, saneamento, energia elétrica. “Com uma mão eles me entregaram um documento agradecendo e com a outra entregaram outros 20 documentos reivindicando”, afirmou Lula em seu discurso.

Mas esta notícia...

Não saiu na mídia.

Nenhum comentário: