segunda-feira, 19 de abril de 2010

Porto Alegre (triste) vê o descaso dos agentes públicos: a terceirização e precarização dos serviços causam mortes na cidade.


Semana passada eu estava em viagem, mas atento ao que acontece em Porto Alegre, fiquei sabendo que dois jovens foram mortos pelo descaso da prefeitura da nossa mui leal e valorosa.

Um deles morto por um choque elétrico em uma parada de ônibus e outro, vítima de um buraco mal tampado em uma via pública.

Isto é um absurdo!

Mas mais absurdo ainda é a complacência da mídia chapa-branca que, nestas horas, não tem opinião. Não dizem que, assim como no governo estadual com seu déficit zero, a prefeitura de Porto Alegre, também retira recursos que deveriam ser destinados a manutenção dos equipamentos públicos, para gerar “lucro” ou, numa definição menos dura, digamos, superávit nas suas contas.

A terceirização dos serviços públicos, no caso da empreiteira que tapou o buraco na Av. Wenceslau Escobar, foi fiscalizada também por outro terceirizado. Isto é, o Departamento de Água e Esgotos, não tomou conhecimento se a obra estava ou não em condições.

Mas o pior de tudo isso é a declaração do Diretor Presidente a autarquia, Flávio Presser , que assumiu a “responsabilidade” pela tragédia e disse que a morte de um jovem de 19 anos, foi uma “fatalidade”.

Como assim, fatalidade?

Uma irresponsabilidade e descaso pela cidade, não é fatalidade. Se o buraco não estivesse mal tapado, o motoqueiro não teria derrapado sua moto, não teria caído e morto no local.

Lembro bem do lema do nosso ex-prefeito Foga$$a e seu discurso de campanha: “fica o que tá bom e muda o que precisa”, neste caso, não aconteceu nem uma coisa e nem outra.

Agora Foga$$a que ser governador e seguir a cartilha neoliberal no RS, ditada pela sua aliada Yeda. O modelo que levou Porto Alegre ao que hoje vemos, vai ser implantado no estado.

Você quer que isso continue?

Nenhum comentário: