segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Brasil cresce: o povo vê!


Quando Lula foi eleito a presidência do Brasil em 2002, o Brasil estava falido. Seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, havia ido ao FMI três vezes, pedir penico. As sucessivas crises econômicas (o capitalismo é pródigo em produzir crises) deixaram a economia brasileira à beira da insolvência. Houve uma forte desvalorização do real, desemprego e desaquecimento da produção industrial, devido a crises financeiras internacionais produzidas pela Rússia, México e nos ditos tigres da Ásia.

Lula prometeu (e cumpriu) que ia fazer duro combate contra a pobreza. Programas sociais como o Bolsa Família, fizeram aqueles que nem comer comiam, comer... e até ascender na pirâmide social.

Mas o mais importante que todos os programas sociais, o aquecimento da economia e a geração de mais de oito milhões de empregos com carteira assinada, fizeram a alegria de uma gente sofrida, que sempre davam de cara nas portas fechadas das empresas.

O Brasil mudou.

Hoje não vamos mais pedir penico ao FMI. Mas sim emprestamos recursos ao Fundo Monetário Internacional, onde somos, agora, credores.

Hoje vemos o crescimento do emprego formal, com carteira assinada, embalar a indústria e o comércio. As pessoas podem comprar a sua casa e seus eletrodomésticos e realizar seus sonhos.

O Brasil cresce.

A notícia:

“Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, pela primeira vez em 16 anos, metade dos trabalhadores das metrópoles do País tem a carteira assinada pelas empresas do setor privado.

A fatia de contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) atingiu 50,3% do total de ocupados em janeiro e 50,7% em fevereiro, conforme o IBGE. A informalidade nas metrópoles está em um de seus níveis mais baixos: 36,7% dos ocupados (18,1% trabalham sem carteira assinada e 18,6% por conta própria). Em fevereiro, os empresários respondiam por 4,5% do total, militares e funcionários públicos por 7,5%”.


Estes dados são uma radiografia do crescimento que experimenta o Brasil nos últimos anos. A mudança de rumos praticada pelo Governo Lula, devolveu aos brasileiros a esperança e, mais do que isto, a certeza de crescerem junto com o País.

Nenhum comentário: