sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O rombo é grande, e a especulação também



Estamos assistindo a queda de um império, o da especulação, que está atingindo os mercados de todo o mundo. Mas qual o início desta derrocada?
Lembro-me de 2001, quando do ataque às torres gêmeas, disse Bin Laden:
O atentado atinge em cheio a economia americana (ocidental).
Parece que ele estava certo, pois de lá para cá, os EUA inventaram duas guerras (não venceram nenhuma), e estão sucumbindo economicamente e levando consigo, todo o mundo capitalista globalizado.
Mas é bom entender como se dá (não é o único motivo) o início deste processo, com a tal "bolha" do subprime:
O que é subprime?
É um crédito à habitação de alto risco que se destina a uma fatia da população com rendimentos mais baixos e uma situação econômica mais instável. A única garantia exigida nestes empréstimos é o imóvel. Este segmento do mercado de crédito é exclusivo dos Estados Unidos, não havendo na Europa um paralelismo exato.
Como surgiu o subprime?
O subprime surgiu quando o FED, Banco Central Americano, começou a baixar as taxas de juro para estimular o mercado imobiliário com o intuito de controlar os efeitos dos ataques terroristas do 11 de Setembro nos mercados de tecnologias. Mas em 2003, a criação de emprego e o investimento empresarial estavam em níveis baixos e a taxa de juro descia para 1%. Simultaneamente, as várias instituições bancárias deixaram de ser tão exigentes nas condições requeridas para conceder créditos. Quando a FED começou a subir de novo os juros o problema instalou. Com juros mais altos acompanhados pela queda do valor dos imóveis, as famílias ficaram sem capacidade para saldar as suas dívidas.
Daí vem duas questões:
Até onde vai o rombo?
Como ficará a economia mundial?
Talvez estas dúvidas incomodem a todos, mas ainda é uma incógnita.
Os bancos centrais de todo o planeta já injetaram mais de US$ 3.000.000.000.000,00 (três trilhões de dólares) e parece que nada mudou.

Nenhum comentário: