quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Apesar da crise, desemprego fica em 7,6% em setembro, estável em relação a agosto


Parece que ainda não estão se refletindo no Brasil, os efeitos da crise do capitalismo globalizado.

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou estável em setembro, em 7,6%, mesmo índice verificado no mês anterior, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a setembro do ano passado (9%), o índice recuou 1,4 p.p. (ponto percentual).

É o melhor resultado para um mês de setembro, e o segundo melhor da série, atrás apenas de dezembro de 2007 (7,4%).

O contingente de desocupados totalizou 1,8 milhão de pessoas no total das regiões pesquisadas. Isso indica estabilidade em relação a agosto, e caiu 13,2% na comparação com setembro de 2007.


Talvez isto se deva a uma entrada maior de Dólares pois, os investimentos estrangeiros no setor produtivo do país atingiram em setembro o segundo maior resultado da série histórica do Banco Central, iniciada em 1947.

Segundo dados do BC, os investimentos estrangeiros diretos somaram US$ 6,258 bilhões no mês passado, atrás apenas do resultado registrado em junho do ano passado (US$ 10,3 bilhões).


Pode ser muito cedo para se tirar conclusões a respeito dos efeitos da crise no Brasil, mas com certeza, o País está mais forte e com uma economia encorpada. Alguns, como a pseudo-comentarista econômica da Globo, Míriam Leitão, insistem em criticar a política econômica adotada pelo Governo Lula. Mas na prática, esta mesma política, esta se mostrando eficaz para o momento.


Espero que continue assim...

Nenhum comentário: