terça-feira, 1 de julho de 2008

Preconceito e insensibilidade



Hoje, dia primeiro de Julho, o Jornal do bispo Edir Macedo, Correio do Povo/ Instituto Methodus, publicou uma "pesquisa" realizada entre os dias 25 e 26 de junho, sobre o que o próximo prefeito tem de fazer para a cidade. A "pesquisa" demonstrou que, o candidato que prometer "retirar" os pedintes das esquinas, será eleito pela maioria dos entrevistados. 74,3 % deles querem que o próximo alcaide, acabe com as pessoas que, desafortunadamente, somente têm a rua como casa e, a esmola, como meio de conseguir algum alimento.

Fiquei estarrecido com esse número, sendo que, mesmo tendo outros problemas urbanos mais importantes (segurança, saúde, educação, transporte), a "retirada" dos pedintes, ficou em primeiro lugar.

Mas aí eu pergunto: como será que o próximo prefeito faria isso?

Talvez as pessoas que querem isso achem que será por decreto, como se pretende fazer com as carroças?

Ou, quem sabe, joga-los num depósito, bem longe dos nossos olhos?

Mais ainda, mandar a Brigada Militar do Coronel Hitler Mendes, expulsa-los das esquinas, como faz com os movimentos sociais?

Ou, de forma milagrosa, emprega-los, quem sabe, na Prefeitura ou em alguma das siderúrgicas dos Gerdau? Ou nas papeleiras?

Seja qual for a maneira de "retira-los" das ruas, para as pessoas que responderam essa pesquisa, falta a eles o entendimento e a dimensão social desse problema e, principalmente, demonstra a insensibilidade e a falta de solidariedade da população de Porto Alegre a essas PESSOAS.

Sim, PESSOAS, SERES HUMANOS, NOSSOS IRMÃOS...

DESAFORTUNADOS...

Onde estão os valores cristãos da sociedade porto-alegrense?

Isso somente mostra, infelizmente, quão preconseituosa e insensível são eles.

Que vergonha...

Um comentário:

Elaine Regina disse...

Parabéns pela matéria.
Gostaria de saber o autor da foto também.
Um abraço .Obrigada.
Elaine Regina-Porto Alegre