segunda-feira, 7 de julho de 2008

Capitalismo atual: um sistema assassino

Diariamente a mídia tem nos informado a cerca dos problemas enfrentados no mundo pelo aumento dos alimentos. Inclusive, é tratado (pela mesma mídia), que o governo brasileiro está deixando reaparecer a nossa velha conhecida, a inflação.

Mas o que realmente se passa?

Porquê desse aumento abrupto dos preços dos alimentos?

Pode-se avaliar a situação por diversos ângulos, desde os problemas climáticos, a falta de investimentos governamentais, até uma questão de "entre safra"...

Mas, na realidade, o que está fazendo com que, todos os esforços para erradicar a fome que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, caia por água a baixo, é a especulação.
Sim, essa "arma" dos capitalistas, largamente utilizada para acumular mais lucros, pode estar condenando a morte seres humanos, homens, mulheres e crianças, principalmente nos países mais pobres.

Uma das causas, o aumento vertiginoso o preço do petróleo, que torna mais cara a agricultura mecanizada e o transporte de alimentos. O aumento do preço do aço, que encarece a fabricação de implementos agrícolas, trens e camonhões. O monopólio da produção e comercialização de defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes (Bengue, Monsanto, etc.), que duplicaram seus preços no último ano.

Sim, tudo especulação capitalista.

O aumento do consumo, principalmente nos países "emergentes", fez com que os preços fossem para as alturas, neutralizando a melhora no consumo de alimentos pelo mundo a fora.
Os conservadores "anti-comunistas" falam sempre de boca cheia dos crimes horrendos que apregoam aos comunistas e socialistas, mas se esquecem de contabilizar que, esse capitalismo que está aí, também é responsável pelos mesmos crimes.

A morte pela fome de milhões de pessoas, perpetrada pela ganância dos lucros, é sim, um verdadeiro holocausto. A humanidade não pode ser conivente com o que acontece. O sistema capitalista atual, está desvirtuado do que pregavam seus precursores. Adam Smith, Ricardo e outros, devem estar se retorcendo em suas tumbas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente..Assim fica dificil o Brasil se tornar um país de 1° mundo..onde a gente vai parar?

Thayse-PI disse...

sai governo e entra governo e nada muda..melhoram uma coisinha aquie ali e ja acham grande coisa!Não fazem mais do q a obrigação,aliás,falta muita coisa inda para serem feitas..eu só qro saber qnd?Isso é uma falta de vergonha.. :/

gilçalyne disse...

bem legal.concordo com o que os colegas falaram:não dá pra ter um país de terceiro mundo com uma inflação dessas!!!