sexta-feira, 11 de julho de 2008

E a cachorrada late...

Face aos últimos acontecimento na cena política, jurídica e econômica nacional, me contive para sair escrevendo a respeito das prisões feitas pela operação Satiagraha da PF, que encarcerou figurinhas carimbadas em numerosas falcatruas e roubos ao erário público, exponenciais do capitalismo tupiniquim. Assim também, é claro, das facilidades oferecidas pelo STF, na figura do eminente Presidente Supremo, Gilmar Mendes. Pois poderia pegar somente o acontecimento do momento.

Navegando entre diversos sites de notícia e opinião, o que vi foi mais ou menos assim:

Existe uma bruma envolvendo as atividades de Daniel Dantas. Parece que existe "muita" gente que quer ele bem longe, disserto para não dar com a língua nos dentes.

Mas, ao mesmo tempo, muita gente que quer exatamente isto.

O Dantas, como todos sabem, foi gestado na era do FHC, o Farol da Alexandria, a época das privatizações das teles. Contava com o aval do ACM e do PFL. Depois do PSDB, o mesmo PSDB que indicou um cão de guarda no STF, o Presidente Supremo, Gilmar Mendes, que agora defende os interesses do FHC na mais alta instância do justiça brasileira.

Essa intrincada cadeia influenciou decisivamente os caminhos das nebulosas privatizações protagonizadas pela onda neo-liberal dos anos 90. As vultuosas somas, que chegam a vários bilhões de dólares, usurpados por essa gente, fizeram e fazem falta ao desenvolvimento do País.

Parece que chegou a hora de vermos quem são os verdadeiros responsáveis pelo Brasil ter ficado parado no seu desenvolvimento. Quantas pessoas morreram por não terem disponível um sistema de saúde de qualidade. Quanta escola deixou de ser construída. Estradas, portos e outros investimentos em infra-estrutura necessários ao crescimento econômico e social do Brasil.

Este é o capitalismo do Brasil. Somente negociatas em que poucos se privilegiam.

Com certeza há muita gente de "bem" que está perdendo o sono.

Aguardemos...

Nenhum comentário: