terça-feira, 21 de agosto de 2007

Capitalismo x Socialismo

Vemos nos últimos dias o rebú da crise finançeira mundial, provocada pelos problemas no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Sabemos que, em uma economia globalizada, os mercados estão presos entre si. Assim sendo, tá todo mundo no mesmo barco... se um afundar, todos afundam.

Mas vejam a ironia dessa crise: O Capitalismo, que difunde o Estado Mínimo e a não intervenção desse no mercado. Em tempo de vacas magras, se socorre no Socialismo. É isso mesmo. O mercado se socorreu dos bilhões de Dólares dos bancos centrais (Estado), para não afundar. Quer dizer, na hora em que estão acumulando lucros, o Estado deve ser mínimo. Mas na bancarrota, o Estado deve ser máximo.

No Capitalismo você tem escolha. O pobre pode escolher: ou come ou mora, ou... Já o rico escolhe: Mercedes ou Volvo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Já a Yoda, como é muito religiosa, escolheu a Santa Izabel!!!
Salve ela!

Destruição Criadora disse...

Quanta besteira!!! O Governo existe para evitar períodos de abonança e crises muito altas. O Toda a economia se comporta em ciclos e o papel do governo é administrar os ciclos, papel este executado pelo Banco Central dos EUA para acalmar a crise. PERFEITO!!

Bom mesmo deve ser o comunismo da china, onde a população vive mal e porcamente, com padrões de higiene medievais, com um salário médio de 78 dólares!!!

Não me irrita!!!!

Anônimo disse...

olá pessoal
temos que perceber que de um modo ou de outro o capitalismo e o socialismo convivem entre-si...
o mercado precisa do proletariado
e vice versa...vemos um exemplo basico uma casa perceba que o socialismo seja o alicerce dessa casa e o capitalismo a massa restante da casa...assim um completa o outro...

Anônimo disse...

ô seu jegue, onde foi que você aprendeu a escrever ''financeira'' com ''cedilha''????

Anônimo disse...

gracias a Dios por intiresny