segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Até onde vamos assim?



Hoje de madrugada, acordei com as janelas batendo em decorrência do forte vento que passou por Porto Alegre. Depois fiquei deitado, escutando o vento e pensando. Pensando de como nós, seres humanos, somos frágeis em relação a Natureza. Me veio ao pensamento, as centenas de mortos pelo recente terremoto que sacudiu o Peru e o furacão que se aproxima do continente norte americano onde, com certeza, deixará um rastro de destruição e mortes.




Com isso, não pude deixar de pensar, também, o quão mesquinhos nós somos. Somente pensamos em nós e nos mais próximos a nos. O resto que se exploda. Estamos querendo sempre mais, mesmo que isso cause danos aos outros e à própria Natureza.


Com o todo avanço da ciência e da própria sociedade, não temos como nos defender da fúria dos elementos. Os terremotos, tsunamis, furacões, inundações, secas, vulcões, avalanches, entre outras catástrofes naturais, podem dizimar populações em um minuto. Cidades que demoraram décadas e até mesmo séculos para serem construídas, tombam como castelos de cartas.


Mas mesmo assim, nos achamos deuses. Irresponsavelmente poluímos, contaminamos e destruímos o frágil equilíbrio natural, como se nada fosse nos acontecer. Como somos tolos!


Até quando vamos continuar agindo assim?


Espero que, quando nos dermos conta do mal que estamos fazendo a nós mesmos e às gerações futuras, não seja tarde demais.

Nenhum comentário: