terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vulcão adormecido há mais de cem anos entra em erupção

Monte Tongariro, localizado na Nova Zelândia

Os vulções (leia AQUI) são um sinal de que a Terra está "viva". Se não existisse vulcanismo, nosso planeta estaria como a Lua, sem vida. O calor interno, que faz brotar na superfície a lava, que se transforma em crosta nova, trás minerais que se agregam ao solo.


Os humanos, durante a sua breve história na Terra, sempre esteve submisso as forças da natureza e, as erupções vulcânicas, além dos transtornos e prejuízos, também já causaram milhares e milhares de mortes.

Pois mais um vulcão (leia AQUI) que estava adormecido havia 115 anos entrou em erupção na Nova Zelândia, deixando as autoridades em alerta.

Por volta das 00h00 desta terça-feira, (9h da manhã de segunda-feira, horário de Brasília), o vulcão Monte Tongariro lançou, por 30 minutos, uma nuvem de cinzas a mais de 6 mil metros de altura, em meio a explosões, vapor e rochas.

O porta-voz da defesa civil do país, Tony Wallace, disse à BBC Brasil que ninguém ficou ferido no incidente e que o impacto da erupção foi mínimo, já que a região é pouco habitada.

"Nós estamos em uma fase de monitoramento para ver se ocorrem outras erupções", disse ele.

A área não chegou a ser evacuada, mas autoridades pedem que as pessoas permaneçam dentro de casa e mantenhas as janelas fechadas.

E, como vocês devem saber, a Nova Zelândia está sobre o que os cientistas chamam de Círculo do Fogo (leia AQUI) que tem cerca de 452 vulcões, sao os tipos de vulcoes mais destruidores chamados de vulcões "assassinos" e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mu. Assim, um país sujeito às erupções, terremotos, etc.  

Nenhum comentário: