quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ásia a baixo d'água: Chuvas torrenciais deixam mais 31 mortos na Coreia do Norte

Moradores do povoado norte-coreano de Songchon se refugiam das fortes chuvas, em imagem datada do último dia 24

Aproveitando o post abaixo, ébom lembrar que o aquecimento global que provoca as mudanças climáticas, causam sérias anomalias no tempo. De secas a chuvas torrenciais, a população de diversos paises da Ásia, sofrem com chuvas torrencias que atingiram o litoral oeste da Coreia do Norte nos dias 29 e 30 de julho deixaram 31 mortos e 16 desaparecidos, que se somam aos 88 mortos em consequência das tempestades na semana passada, informou nesta quinta-feira a agência estatal KCNA. (leia  AQUI)

As mortes foram causadas principalmente por deslizamentos de terras em diversas zonas do litoral oeste do país, principalmente nas províncias de Pyongan do Sul e Pyongan do Norte.

As inundações causadas pelas chuvas torrenciais destruíram ou danificaram mais de 4.900 imóveis e alagaram outros 8.530, o que fez 21.370 pessoas perderem seus lares, segundo detalha a KCNA.

A agência assegurou que ao menos 15.370 hectares de plantações foram inundados ou arrasados pelas chuvas, que também danificaram cerca de 200 edifícios públicos e fábricas.

As tempestades afetaram ainda duas minas de carvão nas cidades de Kaechon e Tokchon, na província de Pyongan do Sul, onde estradas, vias férreas e pontes também sofreram danos.

Uma equipe de inspeção das Nações Unidas chegou nesta quarta-feira à Coreia do Norte para coordenar a ajuda internacional que será destinada às zonas afetadas pelas inundações, que já deixaram 119 mortos no verão do Hemisfério Norte até aqui, segundo dados oficiais norte-coreanos.

Além disso, mais de 80 mil pessoas já ficaram sem suas casas e 40 mil hectares de plantações foram arrasados.

Nenhum comentário: