segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os jogos olímpicos servem a quem mesmo?


Ontem foi o encerramento de mais uma edição das Olimpíadas. Durante duas semanas, Londres foi a capital do esporte. Já postei anteriormente (leia AQUI) que as Olimpíadas, “humilham” os atletas de países pobres, que não possuem recursos financeiros para investir na preparação de seus atletas.

Sei bem de tudo que se diz de bom sobre os jogos. Que é uma forma de unir povos e de congraçamento de atletas, elevando o ideal olímpico (?). Mas tenho uma visão um pouco mais crítica em que, na realidade, tudo não passa de uma grande oportunidade de realização do lucro (mola mestre do capitalismo). Corporações, empresas, firmas e governos, capitaneados pelo COI, investem bilhões de dólares com o objetivo final de, como muito se fala “fazer a roda rodar” (a roda do capitalismo).

Essa dinheirama toda poderia simplesmente ser usada para erradicar doenças em países pobres, matar a fome de milhões de pessoas, construir hospitais, escolas, etc. E até mesmo no esporte (esporte é vida). Sou corredor amador e sei muito bem dos seus benefícios para o corpo e ”espírito”.

Não posso simplesmente torcer por medalhas para o Brasil ou apreciar a força e técnica dos atletas, que é sim importante. Mas o que existe por trás de tudo isso é que me incomoda.

Praticamente não assisti nada dos jogos. Assisti uma que outra modalidade, em um ou outro momento em que eu nada tinha a fazer e estava frente a uma TV. Não me chama a atenção mais, assim como as Copas do Mundo que, tornaram-se o que costumo chamar de “Disneylândias” esportivas. Grandes circos de propaganda.

Perdeu a graça. Antes da inclusão dos patrocínios, as disputas eram reais, hoje, penso que somente atendem interesses alheios que não o do esporte.

O Brasil trouxe umas medalhas, ficou em 22° lugar, longe das grandes potências, é claro. Mas o que importou mesmo, foi a superação dos atletas que, sem apoio ou patrocínio, treinam anos e anos, contra tudo e todos, para obter uma única medalha.

Os jogos não são mais os mesmos... Mudaram os jogos ou mudou o mundo?

Nenhum comentário: