sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brasil tem 194 milhões de habitantes e RS é o 5º Estado mais populoso, aponta IBGE: a população cresce e os problemas também.


O fenômeno conhecido como conurbação  é caracterizado pelo crescimento das cidades além seu perímetro, engolindo as áreas rurais e, também, as cidades próximas. Deste processo surgem as metrópoles e as camadas Regiões Metropolitanas.

O crescimento exagerado das cidades causam inúmeros problemas de gestão urbana, pois são milhões de pessoas vivendo em áreas relativamente pequenas, se comparados aos territórios dos estados e do País.

São inúmeros os problemas que ocorrem nestas imensas cidades: A precariedade no abastecimento de alimentos, água e energia; falta de transporte de qualidade, educação, lazer e segurança. Além de conflitos na gestão do espaço e do parcelamento do solo urbano. Onde os interesses imobiliários resultam na a falta de moradias dígnas e na ocupação irregular de áreas impróprias. As redes urbanas estão em constante implantação e expansão e, mesmo assim, não dão conta satisfatoriamente da demanda.

Isso tudo, fora os problemas ambientais que são ocasionados pela poluição do ar e dos rios e córregos, gestão dos resíduos sólidos e dos esgotos domésticos, que contaminam sobremaneira estes grandes centros urbanos.

Segundo Manuel Castells em seu livro, A Questão Urbana (1983), o urbano, já não se mantém restrito aos centros urbanos, pois este fenômeno está inserido, também, no rural e, até mesmo, nas “florestas intocadas”. Pois a lógica urbana, suas redes e suas consequências, perpassam as fronteiras das cidades, resultando no o que o autor denomina de “civilização urbana” (leia AQUI) .

Pois o IBGE (leia AQUI) divulgou uma estimativa publicada nesta sexta-feira, 31/8, pelo Diário Oficial da União que a população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas em 1º julho deste ano. O Rio Grande do Sul é o quinto Estado mais populoso do país, com 10,7 milhões de pessoas. Porto Alegre atingiu 1.416.714 de moradores e segue cotada como a 10ª cidade mais populosa.


Entre as regiões metropolitanas, a gaúcha está em quarta no ranking, atrás da paulista (19,95 milhões de habitantes), fluminense (11,84 milhões de pessoas) e mineira (5,5 milhões de moradores). São 3.995.337 de pessoas vivendo na Grande Porto Alegre. As 15 regiões metropolitanas mais populosas somam 72,26 milhões de habitantes em 2012, ou seja, 37,26 % da população total.

Quem anda pela Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) vai encontrar todos os problemas descritos a cima. O eixo da BR 116 está totalmente urbanizado até Novo Hamburgo, e vemos rios polidos, favelas, constantes engarrafamentos, o ar poluído, violência e muitos outros problemas gerados pela falta de planejamento.

Parece que se não forem tomadas medidas urgentes, o caos é o que nos aguarda...

Somos nós a civilização urbana...

Nenhum comentário: