terça-feira, 14 de agosto de 2012

Poluição do ar mata 1,3 milhão ao ano


O ar poluído (leia AQUI e AQUI) é um dos mais graves riscos ambientais para a saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os químicos inalados com a fumaça, a fuligem e o ar poluído são os responsáveis diretos por cerca de 1,3 milhão de mortes ao ano em todo o mundo.

Além de aumentar os índices de infecções respiratórias, doenças cardíacas e câncer de pulmão – e também as taxas de mortalidade por estas doenças – a poluição pode gerar ou agravar uma série de outras enfermidades e condições. Conheça algumas delas

As grandes cidades do mundo, as megalópoles, e mesmos as menores, têm muitos carros. Porto Alegre por esxemplo, mesmo que nem de perto é uma megalópole, tem em torno de 700 mil veículos para uma população de 1,6 milhões de habitantes.
 
Não sou saudosista e nem quero que voltemos a idade da pedra, mas devemos ter a consciência quer, automóveis, caminhões e os ôníbus, são responsáveis por grande parte do CO2 e particulados presentes no ar, além de chumbo, enchofre e outros poluentes que, invariavelmente, é inalado por nós, moradores dos grandes centros urbanos.
 
Sem uma política de incentivo que iniba o uso abusivo de veículos, principalmente os particulares, com a adoção de transporte de massa de aulidade, como os ônibus elétricos e metrôs, mais e mais pessoas serão afetadas pela poluição nas cidades.

Nenhum comentário: