segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de outubro: Um bebê filipino representa o habitante da Terra de número 7.000.000.000.

Mulheres aguardam refeição em um campo de refugiados em Mogadício, na Somália, país assolado pela fome

A Ásia (leia AQUI), onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano número sete bilhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.

O maior dos desafios para a humanidade será de como alimentar as bocas famintas de um mundo em que, apesar de possuir produção suficiente de alimentos para suprir as necessidades de todos seus habitantes, mais de 800 milhões de pessoas estão desnutridas. 
População mundial tem agora 7 bilhões de habitantes - Reuters
Bebê filipino, o simbólico ser humanos de número 7.000.000.000.

Na verdade, o que ocorre para que os alimentos não chegem às pessoas são: o modo capitalista de produção, que tem na mais valia (ou o lucro) o seu modelo (leia AQUI). As guerras, que exaurem recursos dos países para a compra de armas. As desigualdades internas (dentro de um país) e externas (entre os países) e a miséria. Fora isso, as perdas de produção que, em média, dá conta que de 20 a 30% dos alimentos produzidos se perdem da colheita até a boca dos humanos. Mais dados sobre a fome no mundo AQUI.

Nenhum comentário: